08/03/2019 09h39 - Atualizado em 18/03/2019 18h22

Governo do Estado prepara ampla programação para o mês da Mês da Mulher

O Governo do Estado do Espírito Santo preparou uma programação ampla para o mês em que se comemora o Dia da Mulher. As ações começam no 08 de março, Dia Internacional da Mulher, com uma apresentação do Coral Algazarra para servidores do Estado no hall de entrada do Edifício Fábio Ruschi, no Centro de Vitória, e vai até o dia 29.

No cronograma, estão previstas palestras, rodas de conversa em unidades prisionais femininas, atuação da unidade móvel em regiões rurais do Estado, painéis expositivos e atividades culturais.

As ações serão realizadas pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) em parceria com a Vice-Governadoria, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher do Estado do Espírito Santo (Cedimes), prefeituras municipais e organizações da sociedade civil.

Rodas de conversa

A primeira roda de conversa acontece na Unidade Prisional Feminina de Cachoeiro de Itapemirim, no dia 11. Os próximos encontros acontecerão na Unidade Prisional Feminina de Colatina no dia 13, e na Unidade Prisional Bubu, em Cariacica, no dia 27.

No dia 25, a roda de conversa será voltada para as pessoas LGBT no município da Serra, em parceria com o Fórum LGBT Serra. O evento também vai contar com um tour cultural pelos monumentos históricos da cidade. Nos dias 27 e 28, o encontro será com as servidoras do Estado no auditório do Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase) e no Iases, respectivamente, ambos localizados no Centro de Vitória. Os adolescentes socioeducandos do Iases também participarão de uma roda de conversa no dia 28, no próprio Instituto.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, destaca o principal objetivo desses encontros. “Queremos levar informação para que as pessoas, em especial as mulheres, saiam das rodas de conversa mais estimuladas e conscientes dos seus direitos”, ressaltou.

Unidade Móvel

Quatro municípios do interior do Estado irão receber, durante o mês, as ações da Unidade Móvel de Atendimento à Mulher. São eles: Pancas (14/03), Laranja da Terra (19/03), Guarapari (Buenos Aires) / Anchieta (20/03) e Aracruz (26/03). A equipe da unidade móvel presta serviços de assistência com psicólogos, defensores públicos, assistentes sociais e na área de saúde. As ações acontecerão das 09h às 16h.

O veículo atua em atividades de prevenção, de conscientização e de combate à violência contra a mulher desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos e pelo Fórum Estadual Permanente de Enfrentamento da Violência contra as Mulheres do Campo, sempre com o apoio das prefeituras.

Palestras

No dia 17, a Gerência de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e a Subsecretaria de Políticas para Mulheres – ambas da SEDH – organizam uma ação para as mulheres em situação de rua, que vai acontecer em parceria com a Pastoral do Povo da Rua, da Paróquia de Itararé. “Elas terão um espaço para alimentação e higienização e depois daremos informações sobre os serviços de proteção disponíveis no Estado. Também vamos promover uma palestra sobre violência contra a mulher para homens e mulheres, separadamente”, detalhou a secretária Nara Borgo.

Outras ações

A programação inclui ainda atividades culturais promovidas pela Seger no auditório do Fábio Ruschi para as servidoras do Estado, com apresentação do coral formado por mulheres do Centro Prisional Feminino de Colatina, da Orquestra Sinfônica Feminina do Espírito Santo e da Camerata do Sesi, além de participação das mulheres da SEDH na Marcha das Mulheres 2019.

Para finalizar a programação do mês da mulher, acontece no dia 29, no auditório do Palácio da Fonte Grande, uma reunião com todas as mandatárias do Estado, mediada pela vice-governadora, Jacqueline Moraes.

Confira a programação para o mês da mulher:

SEG

09h: Roda de Conversa - Unidade Prisional Feminina de Cachoeiro

10h: Roda de Conversa - Unidade Prisional Feminina de Colatina

QUI

Das 9 às 16h: Unidade Móvel em Pancas - Distrito de Vila Verde

DOM

09h: “Mulheres em situação de rua e políticas públicas” - Itararé Vitória

QUA

Das 9h às 16h: Unidade Móvel e Roda de Conversa LBT em Guarapari (Buenos Aires)

SEG

Das 09h às 12h: Roda de Conversa em Serra - Auditório da Câmara de Vereadores em Serra Sede