18/11/2020 09h27

Gestores de promoção da igualdade racial da região Sudeste debatem avanços e desafios nos municípios e estados

A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Gerência de Promoção da Igualdade Racial (GEPIR), participou da reunião do Fórum Intergovernamental de Gestores de Promoção da Igualdade Racial Regional Sudeste, nessa terça-feira (17). Ao todo, 23 gestores e gestoras municipais e estaduais participaram da reunião, representando os estados do Espírito Santos, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

Durante a reunião, foram debatidos os desafios, avanços e estratégias com relação à promoção de políticas de igualdade racial. A atividade integra a programação do Novembro Negro.

A gerente de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Direitos Humanos, Edineia Conceição de Oliveira, destacou a importância da troca de experiências sobre a temática entre os municípios e estados.

“A importância do Fórum é trazer a troca de experiências para dentro da pauta da promoção da Igualdade Racial. Com isso, podemos potencializar as ações, a partir das experiências dos municípios e de outros estados. Dentro dessas discussões estão as estratégias que cada gestor ou gestora adota contra o racismo, uma questão enfrentada por todos, independentemente do número populacional. Então, quando temos essa oportunidade de troca de experiências, temos a possibilidade de melhorar nossas estratégias para esse enfrentamento do racismo”, explicou Edineia de Oliveira.

O evento também contou com a participação do presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Espírito Santo, Rosemberg Moraes Caitano, e da presidenta do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Minas Gerais, Valdinalva Barbosa.

Próximas reuniões

As reuniões de gestores e gestoras serão mensais e acontecerão na terceira terça-feira de cada mês, às 10 horas da manhã.

Para as próximas reuniões, está prevista a discussão sobre os últimos anos da década dos afrodescendentes (2015-2024), fazendo uma análise sobre os avanços de Políticas de Promoção da Igualdade Racial até o atual momento e o que ainda poderá ser feito para os próximos três anos. Será discutido também a realização das Conferências Estaduais e Municipais de 2021.

Texto: Maria Alice Costa