22/05/2023 16h26

Fóruns Municipais dão início à nova etapa do Projeto Juventudes

Uma nova etapa do Projeto JuventudES tem início nesta semana. São os Fóruns Municipais, que vão acontecer nas dez cidades atendidas pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida, com os jovens que tiveram projetos selecionados pelo edital JuventudES. Os eventos também são abertos aos coletivos e jovens interessados.

A primeira cidade a receber o evento é a Serra, nesta quinta-feira (25), das 16h às 20h, no Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Feu Rosa, em Feu Rosa. A segunda agenda será em Linhares, no CRJ Linhares, em Araçá, na terça-feira (30), das 16h às 20h.

A proposta do Fórum Municipal é debater temas pertinentes às juventudes de cada local, tendo como base ações de políticas públicas e direitos humanos. Cada fórum elegerá três representantes que vão formar a delegação que compõe as apresentações temáticas no Fórum Estadual JuventudES — todos os temas debatidos nos Fóruns JuventudES de cada uma das cidades são escolhidos pelos jovens, por meio de consulta pública amplamente divulgada durante a etapa de Mapeamento e Reconhecimento do projeto. Ao final dos fóruns, os jovens receberão o certificado de participação.

“Esse é um momento muito esperado, já que os Fóruns Municipais são o lugar onde podemos ver as redes que esses jovens têm em seus territórios acontecendo, além de possibilitar a construção de novas pontes. Nos fóruns também falaremos dos projetos aprovados e de sua importância e articulação nos espaços onde estão sendo desenvolvidos. Pensar a gestão desses projetos como uma possibilidade futura também é o nosso objetivo, articulando com a autoestima, o fazer e a construção coletiva dentro de cada realidade que se apresenta”, pontuou a coordenadora do Projeto JuventudES, Thaís Souto Amorim.

A programação dos Fóruns Municipais está dividida em três eixos: “Apresentação e introdução às políticas públicas de juventude”; “Orientação sobre gestão de projetos e os atravessamentos com os direitos humanos”; além de uma oficina de direitos humanos, que vai abordar questões de gênero, raça e temas voltados para a população LGBTQIAP+.

“O investimento em todo o Projeto JuventudES é de R$ 2,2 milhões. Este é um projeto que valoriza o jovem como protagonista nas comunidades, mudando realidades e transformando vidas, nas cidades que mais precisam. São projetos que levam lazer, cultura, e fomentam a economia criativa. O Governo do Estado faz o maior investimento nas juventudes da história e vem construindo políticas públicas para as juventudes”, afirmou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

Confira as agendas dos primeiros Fóruns Municipais:

Serra

CRJ Feu Rosa, Rua dos Cravos, Feu Rosa, Serra.
25/05, quinta-feira, das 16h às 20h.

Linhares

CRJ Linhares, Avenida Presidente Kennedy, 310, Araçá, Linhares.
30/05, terça-feira, das 16 às 20h.

Programação:

- Apresentação e "Introdução: Políticas Públicas de Juventude" – Equipe Juventudes e/ou membro de Conselho da Juventude do Município;

- Gestão de Projetos e os atravessamentos com os Direitos Humanos – Carla Borba – Gestão de Projetos e os atravessamentos com os Direitos Humanos;

- Oficina Direitos Humanos, com foco nas questões raciais e de gênero, com  Vivian Cunha.

Projeto JuventudES

Promover a mobilização e o fomento de ações idealizadas por jovens que moram nas periferias do Espírito Santo. Essa é a proposta do Projeto JuventudES, uma ação desenvolvida pelo Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) e do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. O projeto é gerido pelo Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Voltado para o público de 15 a 24 anos, o Projeto JuventudES destina especial atenção aos jovens que enfrentam questões decorrentes do uso de álcool e outras drogas, e egressos e/ou em cumprimento de medidas socioeducativas, além de questões relacionadas às diversidades sexual, racial, étnica, de deficiências e em situação de rua, mapeando esses jovens, garantindo o acompanhamento e a efetiva fruição das ações propostas em rede.

O projeto é desenvolvido nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim, Aracruz, Colatina, Linhares e São Mateus, e resulta na participação de, aproximadamente, 7.200 jovens. As ações vão fomentar e acompanhar o desenvolvimento de 120 projetos protagonizados por jovens e/ou coletivos juvenis selecionados nos territórios do projeto Estado Presente: Segurança Cidadã e, dessa forma, contribuir para a redução dos índices de violência nos territórios prioritários do projeto.

Estado Presente

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Contemplado no Eixo Social do Programa Estado Presente, o Projeto JuventudES integra o conjunto de políticas públicas do Governo do Estado para os jovens capixabas.

Texto: Léo Vais/Galpão IBCA e Danielly Campos

Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES