29/01/2019 12h40

Exposição Transpotências segue até o final de fevereiro no Sônia Cabral

Representantes da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) se reuniram nessa segunda-feira (28) no Palácio Sônia Cabral, no Centro de Vitória, para a abertura oficial da exposição “Transpotências”. A produção é em alusão ao Dia da Visibilidade Trans, comemorado nesta terça-feira (29).

A subsecretária de Estado de Cidadania e Inclusão Social, Raiana Ribeiro Rangel, destacou a importância da mostra. “Janeiro é o mês em que colocamos a luta pela cidadania e respeito às pessoas trans em destaque. Apesar de algumas conquistas, como a alteração do nome e gênero no registro civil de nascimento, elas ainda sofrem com preconceito e violência diariamente. É preciso ter um olhar contínuo sobre esse tema”, disse.

Já a subsecretária de Estado da Cultura, Carolina Ruas, ressaltou a garantia da abertura dos espaços públicos à comunidade LGBTQ.  “A gente entende que pensar uma política cultural transversal é também valorizar todas as formas dos sujeitos serem e estarem no mundo. A exposição Transpotências dá visibilidade a este segmento da sociedade que é desumanizado todos os dias, com um olhar que nos aproxima dessas pessoas e revela novas afetividades, nos torna cúmplices de seus sonhos. Para nós é muito importante que todas as pessoas trans e toda a comunidade LGBTQ tenham acesso aos nossos espaços, que estão de portas abertas para a diversidade”, afirmou.

Na oportunidade, também foram exibidos vídeos de pessoas trans contando as suas experiências.

A exposição

A mostra conta com produção geral e fotografias de Aidê Malanquini que registram o cotidiano de três mulheres trans de diferentes recortes sociais e raciais que residem em Vitória. São elas: Vick Pastore, Michelle Gama e Viviana Correa.

A exposição é aberta ao público e fica disponível no Palácio Sônia Cabral até o dia 28 de fevereiro. A entrada é gratuita.

Serviço:

Exposição fotográfica Transpotências
Data: até 28/02
Local: Palácio da Cultura Sonia Cabral (Praça João Clímaco, s/n - Centro, Vitória - ES, 29015-140)
Horário de visitação: de segunda a sexta, das 09h às 17h

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Direitos Humanos – SEDH
Suellen Barone / Letícia Passos

E-mail: suellen.barone@sedh.es.gov.br / leticia.freire@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras