24/01/2022 09h57 - Atualizado em 24/01/2022 09h58

Estado Presente: Projeto do CRJ de Colatina é apresentado à comunidade cigana e instituições em Ayrton Senna

A equipe de articulação do Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Colatina se reuniu com representantes da comunidade cigana, da Associação de Moradores e de instituições, como o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Norte. O encontro aconteceu no bairro Ayrton Senna, onde o CRJ vai funcionar.

Além disso, a equipe do CRJ também se reuniu com a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania de Colatina. O objetivo é realizar uma mobilização para implantar o Centro de Referência das Juventudes no município.

“Todos foram muito acolhedores com o projeto do CRJ Colatina. Eles apontaram essa necessidade de potencializar os jovens para o mercado de trabalho com qualificações. Optamos, neste momento, por fazer essa mobilização nas organizações do bairro Ayrton Senna ou que conhecem a realidade desse território”, ressaltou a coordenadora de articulação do CRJ Colatina, Karine Kery.

A previsão é de que o CRJ Colatina seja inaugurado neste ano. Ele vai funcionar ao lado do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).
O equipamento, que está em reforma, será um espaço moderno e acolhedor para jovens de 15 a 24 anos. Nele, as juventudes vão poder fazer gratuitamente cursos, oficinas, usar espaços para trabalho, laboratórios criativos, construir planos de trabalho e de vida, além de fazer passeios fora do território, entre outros.

"Nosso trabalho em Colatina já começou com o mapeamento dos jovens e ações de mobilização. Em breve, vamos inaugurar esse CRJ. No total, serão 14 CRJs para que as nossas juventudes tenham mais oportunidades. Eles são o maior investimento já feito às juventudes no Espírito Santo”, ressaltou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

Parceria
O CRJ Colatina é fruto de uma parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Instituto de Promoção Humana, Aprendizagem e Cultura (Instituto Promover – IPHAC). O Instituto Promover está em processo de seleção para contratação de profissionais para o CRJ.

Estado Presente
O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Texto: Danielly Campos.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334
juliana.paiva@sedh.es.gov.br

Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 e (27) 99231-5186
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras