27/12/2022 12h47 - Atualizado em 04/01/2023 10h02

Estado Presente: Mostra Castelo Criativo movimenta CRJ Cariacica nesta terça-feira (27)

O Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Cariacica realiza a primeira mostra semestral, o Castelo Criativo, que vai movimentar a cena cultura de Castelo Branco, em Cariacica. Entre as atrações, estão o lançamento do curta-metragem "La Vida – Memórias e afetos”, desfile de tranças, capoeira, samba de roda, street dance, a exposição "Vivendo a negritude”, além de apresentações musicais e pocket show com Crew Kush.

O Coletivo Batalha Castelo também vai comandar a apresentação de rima, no modelo freestyle. “Mundo Gamer” também vai levar as juventudes ao CRJ para a competição de jogos eletrônicos. Além de muita música, a Mostra Castelo Criativo contará com a performance da artista residente Kimera.

O evento é gratuito e aberto a jovens de 15 a 24 anos dos bairros da região de Castelo Branco, no município.

Serviço:

Mostra Castelo Criativo – Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Cariacica

Quando: 27 de dezembro de 2022 (Terça-feira)

Local: CRJ Cariacica, na Rua Che Guevara, nº 191, Castelo Branco, Cariacica.

Programação:

15h – “Mundo Gamer”- Campeonato C.S;

15h10 – Intervenção Trança e suas raízes;

15h20 – Exposição "Vivendo a negritude”;

15h30 – Exposição fotográfica "Pro feed”;

15h40 – Lançamento curta-metragem "La Vida – Memórias e afetos”;

17h – “Tô no topo” – Entrega dos Certificados das Oficinas de Informática e Trança;

17h30 – Desfile Trança e suas raízes e Momento Cult;

18h – Mostra Jiu-jitsu “Do greco romano ao Brazilian jiu-jitsu”;

18h30 – Cypher de dança;

19 h – Capoeira: “Corpo e História"  com  maculelê; roda de capoeira  e samba de roda;

19h30 – Momento Dance: apresentação Street Dance CRJ – Coreografia “Swave”; Performance – Artista residente Kimera  e Night Vogue;

20h – Momento Music: apresentações musicais, pocket show com Crew Kush e rima livre com o Coletivo Batalha Castelo.

CRJ Cariacica

Cariacica ganhou o primeiro Centro de Referência das Juventudes (CRJ), implantado pelo Governo do Estado, no dia 28 de julho de 2022. Com o diferencial de uma quadra poliesportiva, o CRJ Cariacica fica no bairro Castelo Branco e oferta gratuitamente para jovens de 15 a 24 anos, cursos, oficinas de geração de renda, além de disponibilizar computadores e internet.

O CRJ Cariacica conta com salas humanizadas, quadra poliesportiva, sala de dança, laboratório criativo, além de ofertar planos de trabalho e de vida, passeios, passagens municipais e interestaduais, entre outros serviços prestados nas áreas da cultura, lazer, trabalho e direitos humanos.

O CRJ Cariacica conta também com uma equipe interdisciplinar, com psicólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais, que estão preparados para receber e encaminhar as demandas das juventudes.

O CRJ Cariacica foi o 12º CRJ que o Governo do Estado entregou para a sociedade. A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Social (Cieds), faz a gestão do CRJ Cariacica.

Estado Presente

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Dentro desse programa, foram implementados 14 Centros de Referência das Juventudes (CRJs) em todo o Estado.

Site: www.juventudes.es.gov.br.

Instagram: @juventudes_es