22/12/2022 10h46

Estado Presente: jovem do CRJ Cachoeiro de Itapemirim alcança posição mundial em torneio de e-sport

Aos 14 anos, Pedro Lucas Pinheiro Raimundo, conhecido como ‘Mexerica’, conquistou a 101ª posição no ranking mundial do torneio solo de Fortnite. O evento ‘Desafio de Sobrevivência Extrema do MRBEAST’ aconteceu no último sábado (17) e o espaço do Centro de Referência de Juventudes (CRJ), em Cachoeiro de Itapemirim, foi disponibilizado para o jovem participar da competição.

Sempre ativo em torneios de e-sport, Pedro Lucas contempla a ideia de se tornar jogador profissional e já participou de três torneios. Além de ganhar prêmios, ele tem planos para jogar em mais campeonatos no ano que vem.

A conquista da posição mundial foi um marco na vida do jovem, que o impulsionou para explorar novas oportunidades. Com o espaço aberto pelo CRJ, ele teve a oportunidade de representar o lugar mundialmente com resultados muito positivos, em meio a mais de 4 mil participantes.

Morador da região onde se encontra o CRJ, em Cachoeiro de Itapemirim, ‘Mexerica’ é envolvido nas atividades do Centro e está presente todas as tardes após o período escolar. Além de utilizar o espaço do laboratório de informática, o jovem participa de outras oficinas, como a de percussão.

Pedro Lucas foi presenteado pelo CRJ, após o torneio mundial, e é constantemente incentivado pelos coordenadores e amigos, o que o ajuda e o estimula a se desenvolver enquanto cidadão e pessoa.

“O CRJ tira os jovens que estão na boca de fumo, no tráfico, e traz eles para fazer um curso, jogar um vôlei, fazer uma oficina de capoeira. É muito legal ver a dedicação dos funcionários que nos ajudam, dão conselhos e é essa importância que tem para mim”, acrescentou Pedro.

O CRJ disponibiliza diversas salas gratuitamente, entre elas, o laboratório de informática, onde os jovens de 15 a 24 anos podem acessar desde um jogo on-line, até enviar e-mails ou documentos, assistir a vídeos e compartilha-los, utilizar o chat on-line etc. São oferecidas também oficinas gratuitas de informática para os interessados, como forma de incentivo para o crescimento profissional da juventude.

CRJ Cachoeiro

O Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Cachoeiro de Itapemirim foi inaugurado em 25 de março de 2022. Ele conta com uma ampla área externa, com vários espaços de convivência, além de quadra de areia, onde acontece a prática de vários esportes.

Preparado para acolher o jovem de 15 a 24 anos, o CRJ Cachoeiro conta com salas multiuso para oficinas, recepção, laboratório temático, sala de computadores e de acolhimento. Todo o serviço prestado é de graça.

O CRJ Cachoeiro de Itapemirim é fruto de uma parceria da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), com Instituto Ellos de Inclusão Social, definido após ampla seleção pública para fazer a gestão do CRJ. O Governo do Estado também é parceiro da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, que cedeu o imóvel para a implantação desta política pública.

Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Cachoeiro de Itapemirim

Endereço: na Rua Plínio Vieira Machado, 47, bairro Rubem Braga.

Funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 21h.

Estado Presente

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Dentro desse programa, foram implementados 14 Centros de Referência das Juventudes (CRJs) em todo o Estado. Saiba mais sobre esse importante projeto de proteção social no site www.juventudes.es.gov.br.

Texto: Sofia Galois.

Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES