04/01/2023 10h25

Estado Presente: doações do CRJ Linhares são distribuídas às vítimas das chuvas na cidade

O Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Linhares, em Araçá, fez a entrega das doações recebidas para as vítimas das chuvas que atingiram o Estado nas últimas semanas. O CRJ Linhares foi um ponto de coleta na arrecadação das doações realizadas pelos moradores.

No total, foram distribuídas sete cestas básicas, além de biscoitos, macarrão, café, 100 litros de leite, e produtos de limpeza e higiene pessoal, como pacotes de sabão neutro, de esponja, cremes dentais, desodorantes spray, sabão em pó, sabonetes, desinfetante, amaciante, papel higiênico. Também foram doados 30 pares de calçados femininos, onze pares de calçados infantis e dez pares masculinos.

“É muito importante essa iniciativa do CRJ Linhares de ajudar as famílias das juventudes. A ação teve muito sucesso em ajudar as famílias desabrigadas e emocionou a todas as pessoas envolvidas. O gesto de solidariedade não será esquecido e leva consigo a mensagem de amor e esperança”, afirmou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

A coordenadora do CRJ Linhares, Karine Leiria, salientou que o município foi fortemente impactado pelas chuvas. “Nós, do CRJ Linhares, podemos auxiliar minimamente as famílias de nossos jovens atingidos, bem como dar um momento de lazer para as famílias abrigadas pela Prefeitura de Linhares nos ginásios. Foi gratificante poder auxiliar nossos jovens neste momento e ver o sorriso no rosto de cada um com estes pequenos gestos”, enfatizou.

CRJ Linhares

Com um espaço amplo e bem descolado, o Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Linhares conta com dois pavimentos com salas de dança, de computadores, de acolhimento, além de cozinha e hall com palco, onde a juventude de 15 a 24 anos se apresenta e se diverte.

Gratuitamente, eles podem fazer cursos, oficinas para geração de renda, usar espaços para trabalhos coletivos ou estudo, além de laboratório criativo. O CRJ Linhares dá passagem de ônibus municipal ou interestadual, faz passeios, entre outros.

Com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o CRJ Linhares é fruto do trabalho da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), em parceria com o Instituto de Promoção Humana, Aprendizagem e Cultura – IPHAC (Instituto Promover), definido após ampla seleção pública.

Estado Presente

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e historicamente mais atingidas pela violência.

Dentro desse programa, foram implementados 14 Centros de Referência das Juventudes (CRJs) em todo o Estado.

Saiba mais sobre esse importante projeto de proteção social no site www.juventudes.es.gov.br.

Texto: Sofia Galois.

Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES