22/12/2022 10h47

Estado Presente: CRJ Cachoeiro de Itapemirim viabiliza eleição para o Conselho Municipal de Juventudes (CMJ)

No último dia 10 de dezembro de 2022 aconteceu a eleição para o Conselho Municipal de Juventudes (CMJ) de Cachoeiro de Itapemirim. Em parceria com a Prefeitura, o Centro de Referência da Juventude (CRJ) que fica na cidade participou da divulgação e cedeu o espaço para a realização do pleito, com o intuito de incentivar o envolvimento efetivo dos jovens nas discussões de políticas públicas da região.

Ao todo, cerca de 30 jovens compareceram e cada segmento elegeu um representante. Os segmentos de Mulheres elegeram Liliana Rodrigues Monteiro, enquanto os segmentos de Trabalho e Renda serão representados por Caroline Felix Silveira. Camargo Paulino Silva foi eleito para representar o segmento de Direitos Humanos e Edson Luiz de Souza Jacinto Júnior, o Estudantil. Por último, Kaylane Souza Ribeiro vai representar o segmento Cultural.

A participação do CRJ Cachoeiro na eleição teve como objetivo gerar conexões e abrir o espaço político para os jovens da cidade, com o intuito de incentivar e desenvolver as habilidades sociais e a luta pelos direitos da juventude.

“O CRJ tem criado diversas oportunidades para a juventude do território. Além ofertar cursos, oficinas, atendimento e encaminhamento ao mercado de trabalho, temos feito mais do que isso. O CRJ está aqui fechando parcerias com as redes, gerando oportunidades e fomentando os direitos humanos da nossa juventude. Dentro das nossas ações, essa parceria com o Conselho Municipal de Juventudes tem como objetivo colocar nossos jovens como protagonistas na questão política também, uma área que eles ainda não tem muito contato”, destacou a coordenadora do CRJ Cachoeiro de Itapemirim, Talita Miranda.

CRJ Cachoeiro

O Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Cachoeiro de Itapemirim foi inaugurado em 25 de março de 2022. Ele conta com uma ampla área externa, com vários espaços de convivência, além de quadra de areia, onde acontece a prática de vários esportes.

Preparado para acolher o jovem de 15 a 24 anos, o CRJ Cachoeiro conta com salas multiuso para oficinas, recepção, laboratório temático, sala de computadores e de acolhimento. Todo o serviço prestado é de graça.

O CRJ Cachoeiro de Itapemirim é fruto de uma parceria da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), com Instituto Ellos de Inclusão Social, definido após ampla seleção pública para fazer a gestão do CRJ. O Governo do Estado também é parceiro da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, que cedeu o imóvel para a implantação desta política pública.

Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Cachoeiro de Itapemirim

Endereço: na Rua Plínio Vieira Machado, 47, bairro Rubem Braga.

Funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 21h.

Estado Presente

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Dentro desse programa, foram implementados 14 Centros de Referência das Juventudes (CRJs) em todo o Estado. Saiba mais sobre esse importante projeto de proteção social no site www.juventudes.es.gov.br.

Texto: Sofia Galois.

Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES