Estado Presente: começa mobilização dos jovens para implantação do CRJ em Cachoeiro de Itapemirim
A equipe do Centro de Referência das Juventudes (CRJ) começou, nesta semana, os trabalhos iniciais de mapeamento dos jovens e de pré-implantação do CRJ na Grande Região do Villagio da Luz, composta pelos bairros Village da Luz, Rubem Braga, Bom Pastor e Alto Novo Parque, em Cachoeiro de Itapemirim.
O trabalho deve durar até a inauguração da sede do CRJ, em Rubem Braga. Com recursos do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, as obras de reforma também foram iniciadas no imóvel, que foi cedido pela Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim.
O CRJ em Cachoeiro de Itapemirim vai ofertar uma gama de serviços voltados para as juventudes, buscando ampliar a garantia de direitos e diminuir os índices de crimes violentos sofridos e cometidos por jovens. Em todo o Estado, serão 14 CRJs em funcionamento até 2022, com capacidade para atender, anualmente, uma média de 65 mil jovens.
Os CRJs vão ofertar serviços gratuitos, como cursos, oficinas para geração de renda, atividades de esporte, cultura e lazer, o acompanhamento integral de jovens para a construção de planos de vida e de trabalho, internet e o uso de computadores para estudo e trabalho.
“Em breve, vamos ter o nosso grande projeto realizado no município e em todo o Estado, que é a implementação de 14 CRJs em dez cidades, para que possamos trazer ainda mais oportunidades para as nossas juventudes. Eles são uma das grandes entregas do Programa Estado Presente em Defesa da Vida e representam o maior investimento já feito às juventudes no Espírito Santo”, pontuou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.
Para a execução desse serviço público para as juventudes na cidade, a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) firmou uma parceria com Instituto Ellos de Inclusão Social, definido após ampla seleção pública para fazer a gestão do CRJ.
Estado Presente
O Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.
Texto: Danielly Campos.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334
juliana.paiva@sedh.es.gov.br
Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 e (27) 99231-5186
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br