05/07/2019 16h59 - Atualizado em 05/07/2019 17h00

Estado e municípios retomam o Fórum de Gestores de Juventude

A retomada do Fórum de Gestores Municipais de Juventude e a Semana Estadual de Debate contra o Extermínio de Jovens – que está prevista para setembro deste ano –, foram os temas de um encontro dos gestores Municipais de Juventude com a equipe da Subsecretaria de Estado de Direitos Humanos. A reunião aconteceu nessa quinta-feira (04), na sede da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh), no Centro de Vitória.

Participaram do encontro representantes dos municípios de Cariacica, Vila Velha, Cachoeiro de Itapemirim, Vitória e Serra. Durante a reunião, foi proposto um calendário com reuniões mensais do Fórum.

O objetivo do Fórum é fortalecer os gestores, visando a potencializar a articulação e a formulação de políticas para a juventude por meio da transversalização de assuntos relacionados a essa temática nos municípios, bem como compartilhar as informações das ações e projetos do Estado que sejam relevantes aos municípios e vice-versa.

Segundo a gerente de Políticas para Juventude da Sedh, Fabrícia Goetsch Barbosa, o Fórum também é um importante espaço para a troca de experiências entre os gestores. “A ideia é provocar os municípios para que eles se mobilizem e a gente consiga ampliar ainda mais o número de gestores da juventude, além de funcionar como um canal efetivo para a troca de informações de maneira rápida e eficaz entre municípios e Estado”, destacou.

Para o gerente do Centro de Referência da Juventude "Arildo Valadão”, de Cachoeiro de Itapemirim, Thiago Elias Tognere, o compartilhamento de informações e experiências entre Estado e municípios colabora para que as políticas públicas possam atingir os jovens em suas diferentes realidades.

“Esta intersetorialidade é fundamental para que as políticas para a juventude possam ser efetuadas de forma mais qualificada, levando em consideração as especificidades de cada município. Isso fará com que a gente possa atingir nosso objetivo principal, que é levar oportunidades e emancipação ao jovem, porque é para isso que temos trabalhado”, enfatizou.

Também foram discutidas no encontro as propostas de atividades para a Semana Estadual de Debate contra o Extermínio de Jovens, que dará visibilidade às pautas da juventude no Espírito Santo, fomentando políticas públicas direcionadas para esse público, exaltando suas potencialidades e protagonismo. “Esperamos trabalhar em parceria com os municípios para a construção de uma ampla programação que contemple, além dos debates e seminários, ações voltadas para a cultura, esporte, empreendedorismo, entre outros”, pontuou Fabrícia Goetsch.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedh