Espiritualidade e cuidado a pessoas com problemas pelo uso de drogas é tema de seminário da SESD
Dando seguimento ao calendário de formações sobre drogas, do Programa Estadual de Ações Integradas Sobre Drogas, a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Secretaria de Políticas sobre Drogas (SESD), promoveu o seminário “A espiritualidade e o cuidado: questões e interfaces”. O evento foi realizado, na última semana, no Auditório do Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória, e seguiu todos os protocolos de saúde na prevenção contra o novo Coronavírus (Covid-19).
O seminário contou com a participação de Diemerson Saquetto, pós-doutor em Psicologia e diretor-geral do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Vila Velha, e Danilo Bicalho, bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e em Teologia pelo Centro Teológico Batista do Espírito Santo (Cetebes).
O gerente de Pesquisa, Estudos e Avaliações, Getúlio Sérgio Souza Pinto, também participou do evento e enfatizou que o ser humano é formado pelas dimensões psicológica, biológica, social e espiritual. “O seminário de hoje se pergunta como a dimensão espiritual pode contribuir no cuidado de pessoas que apresentam necessidades decorrentes do uso de drogas”, disse.
“O seminário visou a dar mais um passo na direção de um entendimento sobre a questão das drogas e a tão falada espiritualidade e como sua presença, fortalecimento ou enfraquecimento pode contribuir ou atrapalhar nessa discussão”, pontuou o subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes.
Em sua fala, Diemerson Saquetto definiu a religião como um código moral de condutas e princípios e a espiritualidade como generosa e que esquece o tempo e o dogma. “Posso professar a minha fé, mas não preciso circunscrever o outro à minha fé”, comentou.
Já o pastor Danilo Bicalho reforçou que a espiritualidade deve ser o ponto de equilíbrio entre o corpo, o espírito e a alma. “O amor ao próximo tem que ser justificado dentro dessa perspectiva de uma vida digna. Sem isso não há Cristianismo”, salientou.
O calendário com todas as formações que serão realizadas no ano de 2021 pode ser acessado na página do Observatório Capixaba de Informações Sobre Drogas (OCID): https://ocid.es.gov.br/calendario-de-formacoes.
Texto: Naiara Gomes.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334
juliana.paiva@sedh.es.gov.br