10/08/2020 17h44

Espírito Santo adere ao Sistema Nacional de Juventude

Foto: Reprodução/Youtube
Evento de adesão ao Sinajuve ocorreu de forma virtual

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), aderiu ao Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve). O processo de adesão foi finalizado nesse sábado (08).

Com isso, o Estado terá alguns benefícios como, por exemplo, modelo de minutas contratuais para facilitar a implementação de políticas públicas relacionadas à juventude; cursos de capacitação para gestores; mapa com geolocalização e informações de locais promotores dessas políticas, e participação em consulta pública sobre propostas de atos normativos em matéria de juventude.

“O Governo do Estado dá mais um passo importante na consolidação de políticas para as juventudes. Ouvir os anseios dos jovens e das jovens e poder aderir ao Sistema Nacional mostra a importância do diálogo com a sociedade civil para a construção de políticas públicas efetivas”, declarou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

A gerente de Políticas para a Juventude da Secretaria de Direitos Humanos, Fabrícia Goetsch Barbosa, explicou o que essa adesão representa.

“O Sinajuve é um marco para a nossa juventude e irá potencializar, principalmente, a organização que estamos construindo aqui no Estado. Ele é uma demanda antiga da nossa juventude e dos que nos antecederam, já que foi pensado dentro das nossas conferências, espaços que são democráticos e diversos, com a participação da sociedade civil. Entregar ele na nossa gestão é uma honra, mesmo entendendo que é o início de muito avanço que ainda é necessário”, disse Fabrícia Barbosa.

O Sistema Nacional de Juventude, instituído pela Lei nº 12.852, tem como norma a descentralização das ações e a cooperação entre a União, Distrito Federal, estados e municípios, além de promover a participação social, especialmente das juventudes, na formulação, implementação, acompanhamento, avaliação e no controle social das políticas públicas de juventude.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334
juliana.paiva@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras