28/05/2021 17h56

Espaço compartilhado de laboratório de informática e convivência é inaugurado no CAAD

O Centro de Acolhimento e Atenção Integral sobre Drogas (CAAD), principal equipamento da Rede Abraço, inaugurou um espaço compartilhado de laboratório de informática e de convivência, nesta sexta-feira (28). O espaço será usado pelas pessoas assistidas pelo serviço e que estão em processo de reinserção social, bem como para convívio da própria equipe que atua no local.

O laboratório de informática conta com dois computadores com acesso à internet, onde poderão ser acessadas ofertas de cursos de qualificação profissional e elevação de escolaridade, objetivando a reinserção social dos assistidos pelo programa Rede Abraço, de acordo com o Plano Geral de Reinserção Social.

No mesmo ambiente, foi criado um espaço de convivência de servidores e colaboradores do CAAD, que conta com atrativos de diversão e relaxamento fornecidos por membros da própria equipe, tais como: cadeira de massagem, porta pé vibratório, mini-mesa de ping-pong e tiro ao alvo. Poderão ser usados pelos trabalhadores das 11h às 14h, ficando a sala disponível para a Reinserção Social e para o uso do laboratório de informática, nos demais horários.

A inauguração do espaço compartilhado contou com um pocket-show do servidor Getulio Souza Pinto, que proporcionou um momento de descontração com uma seleção de músicas que agradou a toda a equipe que prestigiou o evento.

Na oportunidade, o subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes, destacou que o projeto foi executado sem requerer investimento público adicional, pois foram usados os recursos já existentes no CAAD, complementado com a colaboração e criatividade dos servidores.

CAAD

O Centro de Acolhimento e Atenção Integral sobre Drogas é a porta de entrada para o atendimento de pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas e seus familiares. O acolhimento é realizado por profissionais capacitados, que direcionam o atendimento e encaminham de acordo com as especificidades de cada caso.

Neste espaço são atendidas pessoas com necessidades de orientação ou tratamento em relação ao álcool e outras drogas, por meio de uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, assistentes sociais, psicólogos, nutricionista, técnico de enfermagem e monitor de dependência química.

Fica localizado na Rua Treze de Maio, 47, no Centro de Vitória. Para atendimento, é necessário agendamento prévio pelo 0800 028 1028.

Plano de Reinserção Social

O Plano Geral de Reinserção Social está inserido na Rede Abraço e tem o objetivo de ordenar ações que potencializem o resgate da autonomia dos sujeitos acompanhados, de modo a empoderá-los para a reconstrução de sua identidade e fortalecimento em sua rede de sociabilidade durante a reinserção social.

O Plano é voltado para as pessoas com problemas decorrentes do uso de Substâncias Psicoativas (SPAs), acompanhadas pelo CAAD. Seu escopo de atuação prevê, portanto, ações de execução direta e iniciativas de articulação intersetorial, de conscientização e participação da sociedade como um todo. Assim, compreende-se a reinserção social como importante etapa do acolhimento e cuidado, sendo um grande desafio à continuidade do processo de transformação de vida, oportunidade em que serão restabelecidos os vínculos com a família, escola, trabalho e a sociedade.