02/06/2021 16h41 - Atualizado em 02/06/2021 17h05

ES Solidário entrega 13,5 toneladas de alimentos

Foto: Fernanda Pontes/Iases

Dez entidades foram beneficiadas com a entrega de 13,5 toneladas de alimentos doados por meio do ES Solidário, programa do Governo do Estado e coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH). A entrega foi realizada, nesta terça-feira (1º), no quartel do Corpo de Bombeiros (CBMES) na Enseada do Suá, em Vitória, e contou com ajuda de agentes da Coordenação de Apoio Especializado (Caesp), do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases).

Ao todo, foram distribuídas quase 800 cestas básicas para entidades localizadas em Vitória, Serra, Cariacica, Vila Velha e Marilândia. Os donativos serão encaminhados para famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica.

“Temos o programa ES Solidário desde abril de 2020, quando a pandemia começou a atingir o nosso Estado e, desde então, já recebemos e repassamos mais de 24 mil cestas básicas e verdes, além de outros donativos, como kits de higiene e limpeza, máscaras e álcool”, disse a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

O diretor-presidente do Iases, Fábio Modesto Filho, destaca a importância da parceria entre as instituições. “Quando nos tornamos servidores públicos, devemos ter sempre em mente o nosso principal papel: servir ao cidadão, antes até da nossa missão institucional. Por isso, nós do Iases estamos sempre prontos para ajudar e contribuir com iniciativas tão exitosas como essa”, ressaltou.

Beneficiados

É o caso do Movimento Mulheres Unidas do Caratoíra (Muca), que foi uma das entidades beneficiadas. As pessoas mais ajudadas pelo grupo são mulheres negras, solteiras, mães de dois ou três filhos, em torno dos 35 anos, desempregadas e mantenedoras da família.

A presidente do Muca,  Winy Fabiano, conta que as doações caíram muito em razão da pandemia. “Essa ajuda está vindo em uma boa hora e faz toda a diferença. Nós temos mais de 400 famílias cadastradas. Mas como tivemos uma redução brusca das doações, foi necessário fazer uma triagem rigorosa para realizar a entrega dessas cestas. Pelo menos, essas famílias terão o básico para sobreviver durante um tempo e vamos evitar que essas pessoas vão para as ruas”, frisou.

Parceria

A doação é uma parceria com os Supermercados Extrabom. Segundo o gerente de operações regional da rede, Rone Laiber, foram arrecadados R$ 57.450,00, que foram convertidos na compra das cestas básicas. “Essa é a primeira vez que participamos dessa ação. Essa iniciativa de ajudar as famílias carentes faz parte das diretrizes da nossa empresa, tanto é que nós desenvolvemos a campanha ‘Troco Solidário’ e foi por meio dela que nós conseguimos arrecadar a quantia para a compra das cestas básicas”, destacou.

Ele explicou que a campanha é realizada nas lojas da Grande Vitória, São Mateus e Colatina. Ao chegar ao caixa, o cliente pode arredondar o valor da sua compra e, o mesmo valor doado pelo cliente, também é doado pela rede. Ao final, o valor total é destinado para a campanha.

A secretária Nara Borgo agradeceu a parceria. “Hoje, recebemos mais de 13 toneladas de alimentos em doação por parte da campanha ‘Troco Solidário’ e estes donativos vão chegar às pessoas que mais precisam. Agradecemos muito por essa cooperação. Nesse contexto, agradecemos também a parceria dos agentes socioeducativos do Iases que atuam na Coordenação de Apoio Especializado e que se dispuseram a auxiliar no descarregamento das cestas básicas. Formamos essa corrente de apoio e solidariedade, com o objetivo de contribuir para a diminuição da fome neste momento em que tantos estão passando por dificuldades”, acrescentou.

Programa ES Solidário

O ES Solidário é um programa do Governo do Estado, gerido pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), que recebe doações de cestas básicas e kits de higiene e limpeza, por exemplo, feitas por empresas e pela sociedade civil. Contribuições em dinheiro são usadas também para a compra de alimentos e outros itens essenciais, como fraldas descartáveis, máscaras e álcool 70%.

O programa atende às demandas, por meio de solicitações feitas por municípios, coletivos, associações e igrejas com ações sociais, que direcionam as doações de donativos às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Desde o início da campanha, já foram repassadas mais de 300 toneladas de alimentos provenientes de doações, que chegaram às pessoas que mais precisam.

O programa ainda tem uma parceria com o PicPay. Para fazer sua contribuição, basta baixar o aplicativo, procurar o @essolidario e fazer sua doação na quantia que desejar.

É possível também fazer doações em dinheiro, por meio de Documento Único de Arrecadação (DUA) ou depósito em conta bancária do Governo do Estado, além da doação de serviços comuns, bens móveis ou imóveis, licenças de softwares e o comodato em favor de órgãos e entidades da Administração Pública Estadual, enquanto perdurar o Estado de Emergência em Saúde Pública.

Saiba mais informações sobre como doar em: https://coronavirus.es.gov.br/ESsolidario.

Texto: Fernanda Pontes

Assessoria de Comunicação do Iases