23/02/2022 11h16

Equipe da SEDH visita local onde funcionará CRJ Aracruz e faz entrega de cestas básicas do ES Solidário

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, e uma equipe da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) estiveram no município de Aracruz, nessa segunda-feira (21), para cumprimento de diversas agendas. Uma delas foi a visita ao espaço que vai abrigar o Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Aracruz, que em breve será inaugurado na cidade.

A agenda teve início na prefeitura, com uma reunião com o prefeito Dr. Coutinho para a discussão de políticas públicas para o município. Em seguida, a equipe da SEDH visitou equipamentos de assistência social, bem como a Casa dos Conselhos de Aracruz e a sede do Conselho Tutelar.

“Os Conselhos são espaços democráticos e plurais, muito importantes para a garantia da execução de políticas públicas. É muito bom poder ver que Aracruz conta com essa estrutura e garante o funcionamento de tantos conselhos, assim como mantém um local exclusivo para o Conselho Tutelar”, explicou a secretária Nara Borgo.

Na parte da tarde, a equipe realizou a entrega de cestas básicas, via programa ES Solidário, na casa de acolhida para pessoas em situação de rua de Aracruz. A agenda na cidade também contou com a visita ao imóvel onde funcionará o CRJ Aracruz. Os trabalhos estão em fase de finalização e em breve o equipamento será inaugurado.

“Foi maravilhoso ver o CRJ Aracruz tomando forma e ainda pudemos acompanhar o trabalho do artista Seres, que está fazendo uma arte incrível e autoral na fachada lateral do prédio, baseada na cultura local. Logo teremos muitos jovens ocupando aquele espaço, que levará ao território novas experiências e oportunidades”, disse a secretária.

Ainda em Aracruz, Nara Borgo acompanhou o projeto da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), na Divisão Especializada de Atendimento à Mulher e (DEAM'S) Itinerante, que estava no Centro da cidade com a Delegacia Móvel. A iniciativa conta com ações itinerantes de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, em toda a Grande Vitória e no interior.

Centro de Referência das Juventudes (CRJ)

O CRJ Aracruz vai ofertar uma gama de serviços voltados para as juventudes, buscando ampliar a garantia de direitos e diminuir os índices de crimes violentos sofridos e cometidos por jovens. O destaque vai para a oferta de cursos; oficinas para a geração de renda; atividades de esporte, cultura e lazer; acompanhamento integral de jovens para a construção de planos de vida e de trabalho; internet e o uso de computadores para estudo e trabalho.

Os CRJs constituem o principal projeto do eixo de proteção social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. Serão 14 implantados no Espírito Santo, sendo dois já inaugurados: Terra Vermelha, em Vila Velha; e Feu Rosa, na Serra. A previsão é de que todos estejam em funcionamento em 2022, atendendo 65 mil jovens por ano.

Estado Presente

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.