15/08/2019 09h53

Equipe da SEDH realiza visita à Academia de Polícia Militar

Nesta quarta-feira (14), uma equipe da Secretaria de Estado de Direitos Humanos realizou uma visita institucional à Academia de Polícia Militar (APM) do Espírito Santo, em Cariacica. O objetivo foi conhecer as instalações e estreitar a relação com a academia.

A equipe composta pela secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, representantes da Subsecretaria de Estado de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos Humanos e da Unidade Gestora de Projetos (UGP), foi recebida pelo secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, juntamente com o comandante-geral da Polícia Militar do Espírito Santo, coronel Barreto.

Na oportunidade, Nara Borgo enfatizou a parceria com a corporação. “A SEDH também está com as portas abertas para que vocês possam conhecer nossas ações e projetos para que possamos caminhar juntos, pois é trabalhando em conjunto, fortalecendo as práticas em direitos humanos, que vamos ter uma sociedade melhor”, disse a secretária.

O secretário da Segurança destacou a presença da SEDH e a importância da atuação da APM. “Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a visita da equipe da Secretaria de Direitos Humanos, com quem temos realizado um trabalho de parceria, respeito e admiração. E aproveito para ressaltar que a Academia é um ambiente de renovação de energias, que provoca a vontade de estudar e se aperfeiçoar cada vez mais. Tem a responsabilidade de receber quem está chegando e apontar caminhos mais assertivos e que contribuam para o engrandecimento da instituição”, ponderou.

Segundo o comandante-geral da PMES, coronel Barreto, há muitas iniciativas que aproximam a PM dos Direitos Humanos. “A visita de vocês nos engrandece e abre portas de colaboração e trocas de experiências, como já temos feito e atuado em algumas situações desde o início do ano”, destacou.

Reunido no auditório da APM, o grupo da SEDH pode conhecer um pouco mais sobre o trabalho realizado pela instituição. “Somos uma unidade de ensino que executa cursos de formação inicial, habilitação, aperfeiçoamento e especialização”, explicou o comandante da Academia, tenente coronel Couto.

A major Emília aproveitou a oportunidade para destacar que os Direitos Humanos estão presentes no currículo da formação policial. “Eles estão presentes de maneira disciplinar, interdisciplinar e transversal. Podem ser abordados ainda por meio de palestras e seminários, por exemplo, e debatidos academicamente no curso de pós-graduação na pesquisa científica. Podemos dizer que o tema está presente tanto na formação inicial quanto na continuada”, pontuou.

Após a apresentação, a equipe seguiu para as instalações da APM e conheceu o Museu da PM, a Biblioteca e o estande de tiro.

Assessoria de Comunicação da Sedh
Letícia Passos