22/02/2021 09h48 - Atualizado em 22/02/2021 10h21

Equipe da SEDH prestigia inauguração de Centro de Cidadania e Formação LGBTI+ 'Aconchego'

Foto: Natália Patrocínio/Associação Gold

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, e a equipe da Gerência de Diversidade Sexual e Gênero estiveram presentes na inauguração do Centro de Cidadania e Formação “Aconchego”, da Associação Gold, na tarde dessa quinta-feira (18), no Centro de Vitória. O local vai oferecer de atendimento psicológico e social e oferecer orientações sobre os direitos da população LGBTI+, como o uso do nome social.

A Associação Grupo, Orgulho, Liberdade e Dignidade (Gold) é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve diversos projetos sociais a partir da perspectiva dos Direitos Humanos. O presidente da entidade, Diego Herzog, explicou como vai funcionar o serviço e agradeceu a presença da SEDH.

“A pandemia acirrou os conflitos familiares e temos tido muitas demandas por atendimento psicológico. Além da psicóloga, o serviço vai contar com uma assistente social para atender às demandas das pessoas LGBTI+ em situação de vulnerabilidade. Também iremos promover formações semanais com temas relacionados ao público LGBTI+. A presença da secretária Nara Borgo e do gerente de Políticas de Diversidade Sexual da SEDH, Renan Cadais, demonstra o comprometimento com a questão LGBTI+. A SEDH tem sido uma grande parceira da Gold, durante a pandemia contribuiu na distribuição alimentos para pessoas LGBTI+ em situação de vulnerabilidade”, disse o presidente da Gold.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, elogiou as ações da Associação e afirmou que a parceria desenvolvida com o Governo é muito importante para a garantia de direitos. “Este espaço em que as pessoas vão poder conhecer mais seus direitos e ter formações, fortalecendo, assim, os direitos da população LGBTI+, é muito importante. Essa inauguração é um momento de alegria e gratidão, em que vemos o crescimento da Gold, cada dia mais ganhando espaço, salvando e orientando vidas”, destacou.

O gerente de Diversidade e Sexual e Gênero, Renan Cadais, completou: “A inauguração desse novo espaço na Gold representa mais um avanço para a população LGBT. Demonstra que nós estamos a cada dia nos organizando mais para acessar os nossos direitos e conquistar os nossos espaços. Nós temos várias ideias e projetos para desenvolver com o Centro de Cidadania.”

Durante a inauguração, a secretária Nara Borgo ainda lembrou que a Gold foi contemplada em dois recentes editais da SEDH: o do Serviço de Atendimento Humanizado a Vítimas de Violação de Direitos Humanos (SAHUV) e no Edital de Boas Práticas pelo eixo temático “Prevenção ao uso de drogas e reinserção social” com o projeto “Papo Reto: Oficinas sobre Drogas e Redução de Danos; Racismo e Machismo para socioeducandos da Grande Vitória”.

O Centro de Cidadania e Formação LGBTI+ “Aconchego”, da Associação Gold, fica localizado no 9º andar do Edifício Alexandre Buaiz, na Avenida Presidente Florentino Avidos, 502, Centro de Vitória.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334 / (27) 99926-4669
juliana.paiva@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras