21/06/2021 09h34

Equipe da SEDH dá ciclo de palestras sobre direitos humanos para universitários de Direito

A Secretaria de Direitos Humanos, em parceria com a Universidade de Vila Velha (UVV), participou de um ciclo de palestras, concluído nessa terça-feira (15), voltado aos alunos do 1º período do curso de Direito. Sete servidores e servidoras foram convidados para o momento e tiveram a oportunidade de explicar sobre suas áreas de atuação no Estado dentro das perspectivas dos Direitos Humanos.

Ministraram as palestras a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo; o subsecretário Estadual de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos Humanos, Wilton Pires Junior (professor Junior Bola); a gerente Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edineia Conceição de Oliveira; a gerente Estadual de Políticas para as Pessoas com Deficiência, Carline Santos Borges; o gerente Estadual de Políticas de Diversidade Sexual e Gênero, Renan Cadais; o coordenador Estadual de Políticas para as Pessoas em Situação de Rua, Eliandro Reis; e a gerente Estadual de Proteção e Defesa dos Direitos Humanos, Caroline Cabrera.

A parceria integra o projeto intitulado “Vamos falar sobre direitos humanos?”, do professor Humberto Ribeiro Junior, que também leciona no Mestrado em Segurança Pública da UVV. Ele explicou que, com isso, espera estabelecer um diálogo direto e constante entre a instituição e as demandas de proteção e promoção de direitos humanos que são apresentadas cotidianamente à SEDH.

“Na sequência, a ideia é que os alunos e alunas deem retorno para a sociedade, por meio da elaboração de textos informativos que possam ser compartilhados nas redes sociais da SEDH, como forma de educação e popularização dos conhecimentos sobre os direitos humanos. Esperamos que, a partir desse momento, a UVV possa manter esse vínculo de colaboração com a SEDH para que possamos produzir práticas de ensino, pesquisa e extensão, que estejam atentas às demandas concretas da sociedade", disse o professor Humberto Ribeiro Junior.

A secretária Nara Borgo agradeceu a oportunidade e disse que foi um importante momento para explicar com funciona o trabalho do Governo do Estado na área dos direitos humanos.

“Participamos deste ciclo de palestras com muita satisfação. Foi uma ótima oportunidade. O Direito é a minha área de formação e contribuiu muito para o fortalecimento da minha militância na área de direitos humanos. Hoje, estou secretária e pude contribuir, com a minha experiência, para a formação destes alunos e alunas, junto com colegas da SEDH. Falamos sobre como funcionam nossos trabalhos e projetos na secretaria e também sobre os desafios”, explicou a secretária.

O subsecretário Junior Bola contou que o ciclo de palestras também foi um momento para passar aos alunos e alunas uma visão histórica sobre o tema.

“Na ocasião, pude fazer um breve histórico dos direitos humanos, desde a Declaração Universal pela Assembleia Geral da ONU até a Criação do Tribunal Penal Internacional, onde são julgados crimes contra a humanidade como genocídio, limpeza étnica e outros. Também contextualizei o surgimento da Secretaria de Direitos Humanos no Brasil, em 1997, atrelado ao Ministério da Justiça e, em 2003, sendo elevado à condição de Ministério. Atualmente, foi unificado no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos”, relatou Junior Bola.

A secretária Nara Borgo frisou que a SEDH está de portas abertas para debates e palestras sobre direitos humanos e o trabalho do Governo do Estado, com a instituição e também com outras que demonstrarem interesse.