25/10/2021 17h55

Equipe da Rede Abraço dialoga com prefeito de Guaçuí para implantação de comunidade terapêutica no município

O subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes, se reuniu com o prefeito de Guaçuí, Marcos Jahuar, para apresentar o Programa Estadual de Ações Integradas sobre Drogas (PESD), mais conhecido como Rede Abraço, e debater a implantação de uma comunidade terapêutica no município. O encontro foi realizado na sede da Prefeitura de Guaçuí, na última semana.

Durante a reunião, o subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes, também falou sobre o Centro de Acolhimento e Atenção Integral sobre Drogas (CAAD), que será inaugurado, ainda este ano, em Cachoeiro de Itapemirim. No CAAD, pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas, e familiares, são acolhidos por psicólogos, assistentes sociais e médicos.

Os profissionais direcionam o atendimento e encaminham de acordo com as especificidades de cada caso. Atualmente, existe uma unidade no Centro de Vitória, que atende pessoas de todo o Estado.

“A Rede Abraço já realiza diversas ações de prevenção, tratamento e reinserção social para essas pessoas. Em 2021, atendemos cerca de 2.500 pessoas e realizamos mais de seis mil atendimentos. Nosso intuito é ampliar esse número e facilitar o atendimento aos moradores da região sul do Espírito Santo”, afirmou Lopes.

Também participaram da reunião a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Renda, Karla Valentim; a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Fernandinho (CAPS I Guaçui), a superintendente administrativa da Secretaria Municipal de Saúde, Valmênia de Oliveira Pacheco; o secretário municipal de Governo e Articulações Institucionais, Denis Lesqueves; e os vereadores José Carlos Pereira Leal, Carlos Lomeu, Júlio Maria Heitor e Aroldo Montani.

Caps

A equipe da Rede Abraço também visitou o CAPS I Guaçui, que presta atendimento a pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, de todas as idades.

Texto: Naiara Gomes