21/09/2019 09h46

Educação em Direitos Humanos é tema de palestra no primeiro dia de Reconecta

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, realizou, manhã desta sexta-feira (20), uma palestra na Conferência Reconecta 2019, que acontece até este domingo (22), no Shopping Boulevard Vila Velha. O tema foi "Educação em Direitos Humanos: políticas públicas para pessoas com deficiência". 

A secretária destacou que a história da construção dos direitos humanos para pessoas com deficiência passou por quatro fases, sendo elas: da intolerância, da invisibilidade, da ótica assistencialista e dos direitos humanos. “Há um histórico de preconceito muito grande. Então é preciso este debate sobre educação em direitos humanos, pois só conhecendo esses direitos fundamentais será possível lutar por eles.

Hoje o mundo está confuso, com muitas pessoas defendendo a restrição de direitos, o que torna necessário entender que os direitos humanos são aqueles inerentes à existência humana”, destacou.

Na oportunidade, Nara Borgo explicou como são construídas as políticas públicas. “Elas são formadas por um conjunto de ações e projetos do Governo, seja em âmbito federal, estadual ou municipal, que podem ser elaboradas com a colaboração do poder judiciário, do Ministério Público do Trabalho, com a sociedade civil, por exemplo. É muito importante a participação da sociedade civil para a formulação das políticas públicas, seja por meio dos conselhos, dos fóruns, entre outros”, ressaltou.

O Reconecta é uma conferência e exposição sobre inclusão e acessibilidade realizada pelo Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES), com o objetivo principal de reunir diversas instituições e parceiros para debater o futuro das políticas públicas no que diz respeito às pessoas com deficiência.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras