16/02/2022 17h33 - Atualizado em 16/02/2022 17h55

Edital DiversidadES é apresentado ao Conselho Estadual LGBT+

O “Edital Diversidades - I Prêmio de Boas Práticas em Promoção da Cidadania LGBTI+ do Estado do Espírito Santo” foi apresentado, nesta quarta-feira (16), ao Conselho Estadual LGBT+ (CELGBT+) na abertura da primeira reunião ordinária do biênio. O encontro foi realizado de forma híbrida na Sala de Decisão, no Palácio da Fonte Grande, em Vitória.

O edital tem como objetivo selecionar e premiar boas práticas na área de atuação da promoção da cidadania LGBTI+ e/ou combate à LGBTIfobia realizadas em território capixaba. A iniciativa está com inscrições abertas, que podem ser realizadas até o dia 16 de março de 2022. Clique AQUI e confira o edital.

“Por mais que estejamos passando por um momento difícil, com a Covid-19, estamos conseguindo fazer entregas estruturantes neste Governo. Com este edital, esperamos chegar a vários municípios para que possamos fortalecer os coletivos, as boas ideias e premiar as boas práticas”, explicou a secretária Nara Borgo, que participou da apresentação do edital.

Serão premiados até 10 projetos com R$ 5.000,00 cada, sendo até oito iniciativas de boas práticas que promovam os direitos humanos da população LGBTI+ apresentadas por pessoa física, e até duas apresentadas por pessoas jurídicas ou Coletivos, com a mesma orientação.

O gerente de Diversidade Sexual e Gênero da SEDH, Renan Cadais, explicou que esse é o primeiro prêmio específico para população LGBT+ do Estado neste modelo.

“O edital foi lançado na perspectiva de que sejam valorizados projetos que contemplem a população LGBTI+ do Estado que está na ponta. Ele é mais um passo na entrega deste Governo, que quer alcançar a população LGBTI+ não somente na Grande Vitória, mas também no interior”, destacou.

A coordenadora de Ações e Projetos da Associação GOLD, Deborah Sabará, foi convidada a dar o exemplo de entidade que realiza projetos voltados para a população LGBT+.

Outra pauta da abertura da reunião foi o Plano Estadual LGBTI+ do Espírito Santo, institucionalizado em 2021. O documento será um norteador na criação de políticas públicas voltadas para a população LGBT+, com propostas que visam à redução das desigualdades. Nesse sentido, são indicadas ações para prevenir e enfrentar a violência LGBTfóbica, que atinge direta e indiretamente toda a população LGBT+.

“O Estado é um dos poucos que tem o tripé ‘Gerência de Diversidade Sexual e Gênero, Plano Estadual LGBTI+ instituído e um Conselho Estadual LGBT+’. Tantos outros Estados que não têm ao menos um desses pilares e municípios que não conseguimos diálogo. Faz parte da luta deste Conselho todos os desafios da construção do Plano, que hoje se encontra instituído. E cabe a nós, membros desta gestão, avaliar e fiscalizar estas políticas”, explicou o atual presidente do Conselho Estadual LGBT+, João Côrtes.

Também participou da reunião, de maneira presencial, o ex-presidente do CELGBT+, Fábio Veiga (biênio 2017-2019), que também atuou da construção do Plano Estadual LGBTI+.

 

Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação da SEDH 
Juliana Borges 
(27) 3636-1334 
juliana.paiva@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras