11/10/2017 15h00 - Atualizado em 16/10/2017 16h13

Domingo (15) começam as inscrições para o concurso de vídeo “Direitos Humanos: e eu com isso?”

A Secretaria de Estado de Direitos Humanos acaba de lançar o concurso de vídeos de celular “Direitos Humanos: e eu com isso?”, com o tema preconceito. As inscrições começam neste domingo (15) e terminam no dia 15 de novembro, pelo site www.direitoshumanos.es.gov.br. Os três vencedores do concurso vão ganhar um smartphone.

“Estamos num momento em que o diálogo é fundamental para reduzir a intolerância. Há um discurso de ódio que alimenta ainda mais o preconceito, especialmente em relação ao que é diferente. Sentimos a necessidade de envolver a sociedade dentro desse tema, e trazer as pessoas para a construção de espaços mais plurais, com diversidade, respeito e cidadania”, salienta o secretário de Direitos Humanos, Julio Pompeu.

O concurso foi criado para estimular a participação e a criatividade da população. Para participar os candidatos deverão preencher a ficha de inscrição, disponível no www.direitoshumanos.es.gov.br, com dados pessoais do participante, além de incluir uma sinopse sobre o vídeo inscrito, especificações do aparelho usado para gravação, mais o link do vídeo, postado no site Youtube e identificado pelo nome “Concurso Direitos Humanos: e eu com isso? – Título do Vídeo”. Cada participante pode concorrer com dois vídeos, no máximo.

“Além de precisarmos falar sobre preconceito, o tema escolhido ainda permite que o participante possa construir seu vídeo em diferentes assuntos. Pode falar sobre preconceito de gênero, de raça, de peso, de idade, de sexualidade, de religião... O essencial é que, dentro desse vídeo, o preconceito seja o assunto central da história”, reforça Pompeu.

Especificações

Os vídeos deverão ser todos gravados via celular ou tablet, em formato MP4 com resolução mínima de 1280 x 720 pixels e com duração entre 1 a 5 minutos, contando com os créditos. Serão aceitos vídeos de todos os gêneros no concurso, incluindo: ficção, clipe, videoarte, depoimento, animação e documentário. As inscrições são individuais, mas a produção pode ser feita de forma coletiva.

Serão aceitos apenas vídeos inéditos, produzidos especificamente para o concurso. Os vídeos deverão ter classificação livre, sem a exposição de crianças ou de conteúdos que comprometam a dignidade das mesmas, como definido pela Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Voto Popular

Entre todos os inscritos, 20 trabalhos serão selecionados pelo júri técnico para participarem da Mostra Competitiva, com data e local ainda a serem divulgados. Os vídeos também ficarão disponíveis para visualização e votação no site www.direitoshumanos.es.gov.br, entre o período de 20 de novembro e 03 de dezembro.

Dos três vencedores do concurso, dois deles serão eleitos em voto popular: um escolhido durante a Mostra Competitiva, e o outro pelo voto da internet. O terceiro vencedor será escolhido pelo júri técnico. Cada um dos vencedores será premiado com um aparelho smartphone.


Informação à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Direitos Humanos – SEDH
Suellen Barone / Maurílio Mendonça
Tel.: (27) 3636-1344 / 1334
E-mail: suellen.barone@sedh.es.gov.br / maurilio.mendonca@sedh.es.gov.br

Texto: Caio Fassarella

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras