14/03/2019 14h12

Direitos Humanos e prefeituras discutem políticas para mulheres negras

Aconteceu nessa terça-feira (12), na sede da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh), no Centro de Vitória, uma reunião entre representantes da pasta e de prefeituras do Estado para discutir políticas públicas para as mulheres negras, em virtude do mês da mulher. Foram apresentadas, entre outras sugestões, cursos de corte e costura e artesanato com fins de afro empreendedorismo.

O encontro contou com a presença de representantes da Gerência de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Gepir), da Subsecretaria de Políticas para Mulheres e da Gerência de Políticas Públicas para Mulheres da Sedh e representantes das prefeituras de Vitória, Serra e Cachoeiro de Itapemirim.

Segundo a proposta, durante as aulas, o aprendizado iria muito além de adquirir uma nova habilidade. A gerente da Gepir, Neiriele Marques da Silva, pontuou a importância das parcerias e a relevância da assertividade quanto ao público-alvo desse projeto. “Não se trataria apenas de ofertar oficinas ou cursos profissionalizantes, mas de uma construção de identificação com a questão racial”, afirmou.

Além da qualificação de mulheres negras, o projeto também visa à criação de um espaço específico para a venda dos produtos produzidos durante as oficinas ofertadas. “Hoje formatamos a ideia inicial do projeto, mas a expectativa é de que em breve possamos realizá-lo em conjunto com os municípios”, ressaltou a gerente.

Durante a reunião também foram abordadas as questões da vulnerabilidade social, dos projetos que visam ao atendimento específico à mulher negra e de futuras parcerias.

Texto: Carolina Costa

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da (Sedh)
Suellen Barone / Letícia Passos
E-mail: suellen.barone@sedh.es.gov.br / leticia.freire@sedh.es.gov.br