11/06/2019 10h43 - Atualizado em 11/06/2019 10h49

Direitos Humanos e Conselho Estadual da Juventude discutem ações

Na manhã desta segunda-feira (10), a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, se reuniu com a Mesa Diretora do Conselho Estadual de Juventude do Espírito Santo (Cejuve) para discutir as ações desenvolvidas pelo Conselho e as atividades dos próximos meses.

Foram pautas da reunião a Semana Estadual da Juventude, prevista para setembro deste ano, além de atividades organizativas das juventudes, formações e espaços de debates. Uma delas foi o Ciclo Formativo em Direitos Humanos, promovido pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh), que abordará, na próxima edição, temáticas relacionadas ao universo juvenil.

“O tema desta formação ainda está sendo definido, mas ela deve acontecer no mês de julho”, adiantou a gerente de Políticas para a Juventude da Sedh e presidente do Cejuve, Fabrícia Barbosa.

No encontro, a presidente do Conselho ressaltou a efetiva participação da Secretaria nesses movimentos. “Em todos os eventos previstos, a Sedh estará presente e representada, o que demonstra o seu comprometimento com os assuntos relacionados à juventude. Agradeço e parabenizo a secretária Nara Borgo, pois desta forma podemos pensar e também motivar os jovens para as formações. Temos muitos desafios, mas de forma compartilhada podemos avançar na construção de um Estado melhor para a juventude”, disse.

Já Miguel Intra, vice-presidente do Conselho e também da União Nacional dos Estudantes (UNE), pontuou a respeito dos indicadores ainda negativos e que precisam mudar. “Vemos um índice que ainda é muito alto de extermínio da juventude, principalmente de negros. Pretendemos, então, mostrar os meios de luta que os jovens possuem, mas não conhecem, para que, assim, eles possam fazer uso desses mecanismos”, destacou.

O Cejuve é um conselho paritário, formado por representantes da sociedade civil e do poder público, que realiza reuniões mensais que acontecem no espaço da Casa dos Direitos, no Centro de Vitória.

Texto: Jéssica Souza

Informações à imprensa: