16/09/2025 11h42

Delegação capixaba participa da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial

Mais de 30 representantes do Espírito Santo participam, esta semana, em Brasília, da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, a Conapir. O evento reúne cerca de 1.700 pessoas de todo o País. O tema central da conferência é

“Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”. A delegação capixaba reúne representantes da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) e do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR).

A edição nacional da conferência, depois de sete anos, é retomada e por conta disso os representantes capixabas que participam da atividade são os que foram eleitos na edição estadual realizada em 2022. Recentemente, foi realizada uma plenária de atualização onde foram revisadas as propostas e estudado o regimento da edição que acontece esta semana.

O evento é direcionado a representantes da população negra, das comunidades quilombolas, povos e comunidades tradicionais de matriz africana e povos de terreiros, povos ciganos, indígenas e da população negra LGBTQIA+, juventude e mulheres

negras.

Nos cinco dias de evento, os participantes vão discutir e propor ações e políticas fundamentais para a superação das desigualdades, enfrentamento ao racismo e desenvolvimento sociopolítico de toda a sociedade.

Organização

A construção da 5ª Conapir foi feita em etapas e abrangeu todo o País. Além de conferências municipais e estaduais, houve uma etapa digital que recebeu contribuições pela plataforma Brasil Participativo e etapas livres, bem como plenárias temáticas, que discutiram propostas e elegeram delegados a partir dos segmentos quilombolas, ciganos, indígenas e povos de terreiro, além de mulheres, população LGBTQIA+ e juventude negras.

Em 2023, o Governo do Brasil, por meio do Ministério da Igualdade Racial, reafirmou seu compromisso com a democracia e a reparação histórica étnico-racial com a retomada da Conapir, após sete anos sem Conferência.

Confira a programação: https://acesse.one/C7lZD

 

Com informações da ASSCOM Ministério da Igualdade Racial.   


Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da SEDH

Simone Diniz

(27) 3134-1414

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras