29/05/2019 22h05

Debates sobre violência contra a mulher em Laranja da Terra

Na tarde dessa terça-feira (28), a Unidade Móvel de Atendimento à Mulher do Campo da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh) esteve na região de Laranja da Terra, no espaço rural João Aroldo, prestando serviços gratuitos de atendimento com psicólogos e assistentes sociais.

Além dos atendimentos, foram realizadas rodas de conversa com foco na valorização da mulher. O bate-papo sobre violência foi comandado pela representante do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher do Estado do Espírito Santo (Cedimes), Eusabeth Vasconcelos, e pela subsecretária de Políticas para Mulheres da Sedh, Juliane Barroso. Já exposição sobre empreendedorismo feminino foi ministrada por Sandra Gomes.

Segundo a subsecretária, o trabalho da Unidade Móvel é essencial para aproximar o debate acerca da violência contra as mulheres no aspecto de prevenção e enfrentamento daquelas que não têm facilmente acesso à informação. “Por meio das rodas de conversa e promoção de serviços, essas mulheres podem conhecer os seus direitos, detectar situações de violência e conhecer os meios para sair desse ciclo", enfatizou.

A moradora do município, Luzia Pagung, que esteve presente na ação promovida pela Sedh, contou que a iniciativa é muito importante para as mulheres da região. “Esse evento traz algo que para nós é muito rico: a informação. Apesar de muitas de nós não terem a oportunidade de estudar, acredito que o acesso à informação é uma possibilidade de poder mudar a vida das pessoas”, ressaltou.

De acordo com a assessora da Gerência de Proteção às Mulheres da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Ana Tinoco, é fundamental alcançar as mulheres do campo. “É essencial que elas tenham acesso às políticas públicas do Governo. As lideranças locais precisam entender como funciona o processo administrativo e as redes de atendimento às mulheres vítimas de violência. Modo geral, as mulheres têm medo de se abrir com alguém próximo. Outro tema abordado de extrema importância foi o empreendedorismo, mostrando a elas que podem conquistar a sua independência econômica e financeira”, destacou.

A diretora executiva do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Afonso Cláudio, Laranja da Terra e Brejetuba, Erlaine Maria Seibel, ressaltou que a importância do atendimento psicológico às mulheres.

“É muito importante a vinda da Unidade Móvel, pois os serviços de assistência psicológica vêm assistir o alto índice de depressão entre as mulheres da comunidade. Fico feliz com o sucesso do evento, que foi construído com várias parcerias, envolvendo cinco comunidades”, disse.

A ação é uma realização da Sedh, por meio da Subsecretaria Estadual de Políticas para Mulheres, e contou com a parceria Sesp, do Cedimes, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Afonso Cláudio, das Prefeituras de Laranja da Terra e Brejetuba, da Câmara de Vereadores e do Centro de Eventos João Aroldo.

Assessoria de Comunicação da Sedh
Letícia Passos