29/08/2019 19h51

Cultura Presente: projetos contemplados em editais em parceria com a SEDH vão atender territórios de vulnerabilidade social

Representantes das secretarias de Estado da Cultura (Secult), dos Direitos Humanos (SEDH) e de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) se reuniram, nesta quinta-feira (29), com 60 contemplados de editais de cultura que desenvolvem seus projetos em territórios do programa Estado Presente. Realizada no Palácio da Cultura Sônia Cabral, a reunião foi a primeira do Cultura Presente, e teve o objetivo de informar aos proponentes de projetos sobre o acompanhamento dos trabalhos.

Efetivados em territórios de vulnerabilidade social, os projetos contemplados pelos editais 29, 030, 031 e 046 de 2018 vão beneficiar a população, ampliando o acesso a culturas, com capacitação e geração de renda.

Em sua fala, o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, colocou a Secult à disposição para acompanhar os processos dos projetos e potencializar ainda mais as entregas nos territórios. “A gente quer que vocês estejam juntos com a gente também. Há muitos desdobramentos na dimensão da cultura com os direitos humanos e a gente precisa criar políticas públicas e reafirmar a importância disso na vida das pessoas”, disse.

De acordo com a subsecretária de Estado de Proteção, Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Raiana Rangel, que representou a SEDH no evento, a pasta considera extremamente importante a valorização das potencialidades das juventudes por meio dos editais. 

“A SEDH tem o objetivo de dar continuidade ao que avaliamos ser positivo, porém num formato diferente e com a perspectiva de potencializar as ações e projetos nos territórios, ampliando o diálogo com este público por meio das nossas gerências e realizando ações em parceria com a Secult e demais secretarias, como temos feito. E também através da implementação dos Centros de Cidadania Jovem, uma das ações que compõem o eixo de proteção social do Programa Estado Presente. Queremos construir isso com vocês!”, enfatizou.

Representantes da Setades e da Vice-Governadoria presentes no evento enfatizaram a expectativa de entregar um bom resultado para a população capixaba, inclusive na geração de emprego e renda. As pastas também se disponibilizaram para ajudar a potencializar os trabalhos.

Para Mericiane Silva, contemplada pelo edital 030 com o projeto Circo Underground Fest, os recursos dos editais ajudam a desenvolver melhor os projetos. “A gente trabalha com artistas autorais, bandas que têm suas próprias músicas. A gente orienta sobre como escrever, como regulamentar a música e tem as audições musicais. É um grande show no final de tudo”, afirmou.

O projeto foi escrito para Barramares, mas também passará por Ulisses Guimarães e Flexal II. “Com recurso a gente pode expandir o nível de capacitação. A gente pode prover uma melhor qualidade na capacitação e receber os alunos com melhor qualidade”, conta. 

Os contemplados também assistiram à palestra “Ideias que transformam a realidade”, com foco no aprimoramento dos trabalhos. Ministrada pela representante do Sebrae, Karla Gabrieli, a palestra aproximou os diálogos entre os contemplados teve o objetivo de melhorar a capacitação dos proponentes para a execução dos projetos.

Texto: Aline Dias e Letícia Passos

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac
(27) 3636-7111/99753-7583/99902-1627
secultjornalismo@gmail.com
comunicacao@secult.es.gov.br
https://www.facebook.com/SecultES/
https://www.instagram.com/secult.es/

Assessoria de Comunicação da SEDH
Letícia Passos
(27) 3636-1334 / 99289-9566
leticia.freire@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras