16/07/2021 14h34

CRJs: Organizações da sociedade civil e Polícia Militar integradas para a segurança cidadã

Para integrar os trabalhos da Polícia Militar e as Organizações da Sociedade Civil (OSCs), selecionadas para gerir dois Centros de Referência das Juventudes, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) promoveu um encontro para alinhamento e para somar forças em busca da promoção de uma segurança cidadã. A reunião aconteceu na manhã desta quinta-feira (15), no auditório do Palácio Fonte Grande, no Centro de Vitória.

Participaram cerca de 20 pessoas, entre oficiais da PM que atuam diretamente em Feu Rosa, na Serra, e em Terra Vermelha, em Vila Velha, e trabalhadores da OSCs Adesjovem e Bem Brasil, que farão a gestão dos CRJs nesses bairros, onde o projeto será implantado.

O projeto dos CRJs foi apresentado pela equipe da SEDH, que tirou as dúvidas dos participantes. Para o chefe da Divisão de Polícia Comunitária da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária, o tenente-coronel Sandro Roberto Campos, o CRJ é muito importante para a sociedade.

“Sabemos que o trabalho de prevenção é transversal. Parabenizo pelo projeto. A Polícia Militar trabalha em cenários muitas vezes difusos. Não podemos esquecer que por trás das fardas há seres humanos. O trabalho integrado de organizações da sociedade civil e da PM é sempre positivo. Confio na competência dos comandantes das regiões onde os CRJs serão implantados para essas parcerias”, afirmou Campos.

A secretária de Direitos Humanos, Nara Borgo,  ressaltou a importância dessa articulação. “Estaremos juntos nesse projeto dos CRJs, sempre em busca de uma segurança cidadã. Não se faz prevenção da violência somente com a Polícia. Se faz com Educação, Cultura e oportunidades para as pessoas. É isso que queremos levar com o Programa Estado Presente às comunidades. Só assim, vamos ter justiça social nos territórios”, enfatizou Nara.

CRJs

Os CRJs serão um espaço de garantia de direitos das juventudes capixabas, conforme o Estatuto da Juventude (lei 12.852/2013). Eles vão ofertar uma gama de serviços voltados para as juventudes, buscando diminuir os índices de crimes violentos sofridos e cometidos por jovens. Em todo o Estado, serão 14 CRJs em funcionamento até 2022, com capacidade para atender, anualmente, uma média de 65 mil jovens.

Os CRJs ofertarão serviços, como o acompanhamento integral de jovens para a construção de Planos de Vida e Trabalho, o uso de espaços de trabalho compartilhado, com laboratório temático para a geração de renda, e a realização de oficinas, eventos artístico-culturais e esportivos, entre outros.

“Em breve, vamos ter o nosso grande projeto realizado no município e em todo o Estado, que é a implementação de 14 Centros de Referência das Juventudes, para que possamos trazer ainda mais oportunidades para as nossas juventudes. Essa é a marca do Programa Estado Presente, dialogar com todas as secretarias de governo e com as comunidades, construindo um ambiente melhor para todas e todos”, afirmou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

Estado Presente

O Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no Espírito Santo é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito, Santo que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Contrato de Empréstimo 3279/OC-BR. Tem como objetivo geral contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidos pela violência.