15/05/2024 16h06

CRJ Flexal recebe a residência artística Vinil nos CRJs: A Música Negra em Destaque nesta sexta-feira (17)

Foto: André Pega a Visão
Residência no CRJ Território do Bem.

Nesta sexta-feira (17), a partir das 17h, os jovens que frequentam o Centro de Referência das Juventudes (CRJ) de Flexal, em Cariacica terão a oportunidade de participar da residência artística “Vinil nos CRJs: A Música Negra em Destaque”.  A apresentação encerra o ciclo de apresentações nos CRJs, por meio de parceria com o projeto contemplado por meio do edital Artes Integradas – Multilinguagens, da Secretaria de Cultura (Secult).

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, destaca a importância da realização deste tipo de atividade nos CRJs. “São muitos os projetos aprovados via edital, bem como realizados por coletivos que fazem parte das atividades realizadas em nossos CRJs, oportunizando às juventudes acesso à cultura, à arte e também a momentos de lazer”, disse.

A produção da residência artística “Vinil nos CRJs: A Música Negra em Destaque” tem como facilitador o professor e músico Júlio Thomaz e a produção do jornalista e produtor Leo Cobal, integrantes do Clube do Vinil. O objetivo é oferecer oportunidade para debates sobre temas relevantes, bem como reflexões sobre a arte do vinil, contribuindo com a formação de jovens protagonistas.

Com foco na MPB, no samba e no funk, o projeto apresenta inúmeros artistas brasileiros consagrados, como Elza Soares, Jair Rodrigues, Tim Maia, Gilberto Gil, Jorge Ben Jor, Luiz Gonzaga, Dona Ivone Lara, Mano Brown, além de nomes capixabas como Edson Papo Furado e Jefinho Faraó; e internacionais, como James Brown e Michael Jackson.

A iniciativa conta ainda com o apoio do Núcleo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Desconstrução, Economia Criativa e Sustentabilidade (Poien) e da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH).

O projeto passou pelos CRJs de São Pedro, São Torquato, Novo Horizonte, Cariacica, Terra Vermelha e Território do Bem proporcionando às juventudes uma experiência única onde puderam discotecar, dançar e debater sobre os artistas.

Vinil Clube

Com quase 20 anos de atividades, o Clube abrange em suas apresentações histórias de músicas, álbuns e artistas, contextualizando os momentos político, cultural e econômico do período em que cada disco foi gravado. Criado em 2006 como Clube Capixaba do Vinil, atualmente é conhecido como Vinil Clube e desenvolve projetos em torno de seu vasto acervo musical formado por cerca de 20 mil LPs.

Entre os eventos realizados está o Festival Sérgio Sampaio, que ocorre sempre no mês de abril, em Vitória, e que também já passou por diversos municípios do Espírito Santo. Além disso, produziu eletivas e residências artísticas em diversas escolas das redes públicas estadual e municipais dentro e fora da Grande Vitória, com apresentações também em outras instituições, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Cariacica.

Programa Estado Presente

Os Centros de Referência das Juventudes (CRJs) integram o eixo social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Serviço:

Dia 17/05 (sexta-feira)

Local: CRJ Flexal - Avenida Nossa Senhora da Penha, 692, Flexal II, Cariacica.

Com informações da Assessoria de Imprensa do do Vinil Clube.

Simone Diniz

comunicacao@sedh.es.gov.br