28/11/2022 10h41

CRIAD-ES passa a contar com Comitê de Participação de Adolescente

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente no Espírito Santo (CRIAD-ES) agora conta com um Comitê de Participação de Adolescente (CPA). A posse aconteceu no auditório da Casa dos Direitos, no Centro de Vitória, na última semana.

Tomaram posse presencial Arthur da Silva Campos (Titular), Heloisa Amorim Mateus (1ª Suplente), Kaaren Stheffany Ferreira Silva (2ª Suplente), além de Clara Tiffany Moreira da Silva e Marcos Geovane Pereira Moreira. Além deles, irão compor o CPA outros 40 adolescentes de 12 a 16 anos.

“Para mim, é um prazer estar aqui. Quando eu era criança, jamais imaginava ocupar uma posição como essa. É uma conquista a cada dia, que me permite conhecer pessoas que estão lutando pelos mesmo direitos que nós estamos lutando. Na área da criança e do adolescente, percebemos que temos que avançar muito dentro dos municípios, sobretudo por causa dos efeitos da pandemia. É nisso que eu acredito”, disse Arthur da Silva Campos, que também participa do Centro de Referência da Juventude (CRJ) de São Mateus.

A presidenta do CRIAD-ES, Keila Bárbara Ribeiro, explicou que “trazer os adolescentes para compor o CRIAD era uma demanda antiga, é uma grande conquista e um processo fundamental para o fortalecimento da política de atendimento da criança e adolescente. Acreditamos em políticas públicas feitas para eles, mas sem deixar de ouvi-los e de trazê-los para a participação e o debate”, falou.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, parabenizou o Comitê e chamou a atenção para a realização das Conferências dos Direitos da Criança e do Adolescente.

“Essa posse é um orgulho muito grande para nós, sabendo que esses adolescentes irão a Brasília nos representar. Sobretudo também porque estamos iniciando um período muito importante, da realização das Conferências. As municipais já estão ocorrendo, ano que vem teremos a Estadual. Nesse contexto, é essencial dizer que passamos por quatro anos muito difíceis em relação à realização de Conferências. Não tínhamos apoio do Governo Federal, mas o Governo do Estado teve compromisso com elas e em 2019 tivemos um lindo evento. Para o ano que vem, o cenário federal muda, e esperamos a realização de algo muito maior e melhor”, disse a secretária.

Arthur, Heloísa e Kaaren irão representar o CRIAD do Espírito Santo no Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e também nas Conferências.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334 / 99926-4669
juliana.paiva@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras