17/03/2023 17h02

Conselho Estadual LGBT+ recebe premiação conquistada em prêmio nacional

Presidente e ex-presidentes do Conselho para a Promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais estiveram na Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), na manhã desta sexta-feira (17), quando receberam da secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, o troféu conquistado no Prêmio Atenas de Políticas Públicas.

O conselho capixaba conquistou o primeiro lugar no país, na categoria refere à transparência, organização, periodicidade de reuniões, publicidade das ações, entre outros. Em relação à execução das políticas públicas LGBTI o Espírito Santo ocupa a terceira colocação. E quando o tema é execução e transparência do Plano Estadual de Enfrentamento a LGBTIfobia e Promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos de LGBTI+ (Plano Estadual LGBTI+), o Estado é o quinto.


“Esta conquista do conselho é estimulante e um reconhecimento de toda trajetória na defesa dos direitos humanos. Ver o conselho em destaque é estímulo para prosseguirmos com nosso trabalho visto que o Espírito Santo também foi premiado por desenvolver e executar políticas públicas para a população LGBTI+”, destacou a secretária Nara Borgo.

 

O Conselho Estadual foi criado em 2017 e nesta trajetória foram três os presidentes, Fábio Veiga, Marina Francisqueto Bernabé e João Lucas Côrtes de Souza, que junto com a sociedade civil conquistaram a gerência dentro da SEDH, o Plano Estadual e várias normativas, hoje em execução, em vários setores da sociedade.

 

Fábio Veiga, primeiro presidente, falou da representatividade do prêmio para o Estado. “O Estado teve escuta e carinho para potencializar as nossas lutas e agora é cuidar para que o plano seja cumprido e continuemos crescendo em nossas conquistas”, frisou.

 

Marina que já esteve à frente do conselho e atua como psicóloga na Gerência de Políticas e Diversidade Sexual e Gênero, relatou as dificuldades e das muitas conquistas que são motivadoras. “Enfrentamos vários conflitos no cotidiano do trabalho, mas percebemos que vale a pena quando vemos na sociedade, nas pessoas, o resultado do nosso trabalho e a melhoria da vida das pessoas”.

 

O atual presidente do Conselho, João Lucas Côrtes de Souza ressaltou a liberdade e autonomia para trabalhar. “Estes prêmios refletem a conquista do coletivo. O nosso conselho, apesar de novo, é forte, organizado e atuante na luta contra a lgbtfobia e na afirmação de espaços que devemos ocupar.”

 

O gerente de Políticas e Diversidade Sexual e Gênero, Renan Cadais, lembrou da trajetória do movimento e as muitas conquistas. “Estas premiações nos trazem reconhecimento e ao mesmo tempo responsabilidade em manter nosso trabalho, dialogando com a sociedade cada vez mais e com os demais setores do governo para avançarmos na construção das políticas públicas.”

 

Saiba mais sobre o conselho: https://sedh.es.gov.br/lgbt

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação SEDH

Simone Diniz

(27) 3636-6764  (27)99309-4008

comunicacao@sedh.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras