20/07/2023 16h29 - Atualizado em 20/07/2023 16h42

Conselho Estadual LGBT inicia processo eleitoral

Instituições e coletivos que atuam na promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexais – LGBTI+ no Espírito Santo tem até o dia 11 de agosto para se credenciarem para o processo eleitoral do Conselho Estadual (CELGBT+ES) para o biênio 2023-2025.

São 11 as vagas referentes às instituições/coletivos, sendo que cada uma das eleitas deverá indicar uma/e conselheira/o titular e outra/o suplente, no ato da inscrição.

As instituições e coletivos deverão comprovar dois anos de atuação na defesa, no atendimento, no estudo e/ou pesquisa na área da promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos de LGBTI+.

As inscrições das/os instituições/coletivos deverão ser feitas até o dia 11 de agosto pelo e-mail lgbt@sedh.es.gov.br

Encerrando o período de inscrição a Comissão Eleitoral fará a análise da documentação das entidades e coletivos inscritos. A previsão é de que no dia 21 de agosto seja publicado o resultado. No dia 23 de setembro acontecerá a Assembleia Eleitoral.

Conselho

O Conselho Estadual LGBT, tem por objetivo tratar, de forma participativa, dos assuntos inerentes à promoção, proteção e defesa da população LGBT, com os recortes de diversidade sexual e de gênero hábeis a atenderem aos anseios e às demandas deste segmento da sociedade.

Constituído de forma paritária, por 12 membros representantes do poder público estadual e por mais 12 membros representantes da sociedade civil, dos quais 11 eleitos, entre candidatos apresentados por organizações sem fins lucrativos ou coletivos com sede e atuação no território do Estado, e um representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES).

Podem se candidatar a vaga associações, grupos, fóruns municipais, regionais e estaduais voltados à promoção e defesa dos direitos da população LGBT; instituições ou coletivos da comunidade científica que desenvolvam estudos ou pesquisas sobre tal grupo; e entidades profissionais, órgãos de classe e sindicatos que tenham atuação na promoção, defesa ou garantia de direitos da população LGBT.

Acesse o edital.

Informações pelo email lgbt@sedh.es.gov.br ou  (27) 98895-7260 (Whatsapp)

Simone Diniz

comunicacao@sedh.es.gov.br