28/12/2023 15h06

Confira o resultado do Edital Inova Afro 2023

O Governo do Estado publicou no Diário Oficial do Espírito Santo desta quinta-feira (28), o resultado final do II Prêmio de Boas Práticas em Promoção da Igualdade Racial do Espírito Santo – Inova Afro. Mais de 20 projetos foram apresentados.  O prêmio é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Gerência de Promoção e Igualdade Racial. O investimento é de R$ 100 mil em prêmios.

O edital tem como objetivo apoiar, visibilizar, fortalecer e premiar boas práticas de promoção da igualdade racial, especificamente, projetos na área de afroempreendedorismo, além de incentivar a discussão sobre inclusão e a igualdade de oportunidades e de remuneração da população negra no mundo do trabalho.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, destaca o investimento do Governo nos projetos. “Ficamos contentes em poder contribuir com iniciativas tão criativas e potentes por meio deste edital, atingindo nosso objetivo de fortalecer e premiar boas práticas”, destacou.

Foram selecionadas dez práticas na área de afroempreendedorismo apresentadas por pessoa física, sendo o valor do prêmio de R$ 4.000,00, e seis práticas na área de afroempreendedorismo, apresentadas por pessoa jurídica, sendo o valor do prêmio de R$ 10 mil. Todas serão desenvolvidas no território capixaba, prioritariamente nos municípios atendidos pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

Confira os projetos selecionados:

Categoria Pessoa Física

1. Cooperativa Juventudes “Economia Criativa nas Comunidades Tradicionais. - Iago Ferreira Soares
  2. Aula de Capoeira e toque de atabaque  - Rodrigo Surerus
  3. Serigrafia Alternativa – Yago Moreira
  4.  Produtora Sociocultural – Winy Fabiano
  5. Historiando em inovação: a história preta e capixaba através das redes sociais - Marcus Vinicius Sant Anna
  6. Transcestralidade valorizando a arte e a identidade de pessoas trans e travestis pretas - Agatha Fontana
  7. Ebomi: Diálogos antirracista – Iara Nascimento
  8. Heloisa Ivone da Silva de Carvalho – Vidas Negras Importam: Trilhando caminhos formativos na luta por uma capital Antiracista -Heloisa Ivone da Silva de Carvalho
  9. Boneca Pretamulata - Cleuza Vanira Paulo dos Santos –
  10. Consciência Periférica -Lorraine Emídio

Pessoa Jurídica

1. IOB Tech – 1º Fórum IOB Tech – Futuros Tecnológicos e Desafios Humanos -IOB Tech.
  2. Publicação de Literatura Negra e Afro-Indígena -NSORAMA Editora.
  3. Projeto Associação Caxambu “Fé, Raça em um só coração”-  Fabio R
  4. Biblioteca Quilombola -  Associação Quilombola de produtores de Mudas Nativas.
  5. Rolê das Pretas - Instituto Conexão Perifa.
  6. Resgate Emancipatório - Azinza Binah

Confira o resultado oficial publicado no Diário Oficial do Estado aqui