11/06/2022 07h48 - Atualizado em 21/06/2022 10h23

Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial discute políticas de enfrentamento ao racismo e à intolerância religiosa

Teve início, nesta sexta-feira (10), a V Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Conepir/ES 2022), que reúne cerca de 300 participantes de 39 municípios capixabas. O evento vai até este domingo (12), no Hotel Praia Sol, em Nova Almeida, na Serra. O tema da Conferência deste ano é "Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-racial e de intolerância religiosa: política de Estado e responsabilidade de todos nós”.

A V Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, um espaço democrático de reflexão, discussão e articulação coletiva, é realizada pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) e pelo Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir/ES).

Participaram da mesa de abertura a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo; a gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Direitos Humanos, Edineia Conceição de Oliveira; a presidenta do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Fátima Tolentino da Silva; o representante do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Rosemberg Moraes; e o representante da Federação Espírito-santense de Cultura e Povos Tradicionais de Matriz Africana, Marcos Roberto Alves Correa (Ogan Marcos de Odé).

Também participaram da Conferência o coordenador estadual das Comunidades Quilombolas, Arilson Ventura; a liderança indígena, Renato Tupinikin; a representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Santa Maria de Jetibá, Lucineia Laurett; a Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Serra, Lilian Mota; e a deputada estadual Iriny Lopes.

A secretária de Direitos Humanos ressaltou que esse é um momento muito relevante para o Estado. “Diante do atual cenário nacional, o Espírito Santo tem garantido as conferências e a funcionalidade dos conselhos para que se fortaleçam. De fato, não consigo enxergar democracia se ainda nos deparamos com situações, como o racismo e a intolerância religiosa. Estar aqui discutindo esses temas, em um trabalho de promoção da igualdade racial, é extremamente necessário”, pontuou Nara Borgo.

A gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da SEDH, Edineia Conceição de Oliveira, destacou que o Estado está abrindo a própria porta para discutir temas, como o racismo estrutural e institucional, além do racismo religioso. “Passar esses três dias discutindo políticas públicas de extrema importância para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária demonstra que o diálogo é sempre o melhor instrumento", disse.

A presidenta do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Fátima Tolentino da Silva, é a coordenadora da V Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial. “A V Conapir/ES tem uma importância para a população capixaba. Vamos debater, avaliar, conferir e deliberar sobre as políticas públicas de ações afirmativa para o povo negro e combater o racismo contra todos os povos tradicionais, em especial os povos de matriz africana, o que será o foco maior da Conferência”, salientou.

O representante do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Rosemberg Moraes, frisou ser este um momento histórico. "Toda conferência é um momento supremo da democracia, porque é quando o poder público e a sociedade civil se unem para pensar as políticas públicas. É um momento de festa da democracia, de estar pautando que o enfrentamento ao racismo e à intolerância religiosa é papel do Estado e responsabilidade de todos nós. Principalmente nesses últimos anos em que temos visto tanto retrocesso e avanço de uma maldade, pois para mim o racismo é uma forma de maldade", disse.

Os debates e propostas da V Conferência se estruturam em quatro eixos: “Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-racial, povos e comunidades tradicionais”; “Enfrentamento a todo tipo de violência praticada por meio de invasões de territórios”; “Enfrentamento ao racismo religioso”; e “Desenvolvimento da equidade étnico-racial, povos e comunidades tradicionais, pela promoção da igualdade de oportunidades”.

A Conferência conta com a participação de conselheiras e conselheiros municipais e Estaduais, além de delegadas e delegados eleitos, representantes da sociedade civil e do governo, e também convidados, palestrantes, técnicos e autoridades. As prioridades serão levadas para a Conferência Nacional, que será realizada em 2023.

O evento contou ainda com uma apresentação de povos tradicionais de matriz africana. Os participantes também conferiram a palestra “Efeitos Psicossociais do Racismo Institucional: O Sofrimento Psíquico em Discussão”, ministrada pela psicóloga e feminista negra Claudia de Sales Nery Santos.

Programação

Neste sábado (11), as pessoas participantes vão formar grupos de trabalho para a discussão das políticas públicas dentro dos quatro temas da conferência. Também haverá uma palestra com a suprocuradora-geral do Trabalho, Edelamare Melo Egbon de Xangô. Já no domingo (12), acontecerá a plenária final e a eleição de delegados e delegadas para a 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (V Conapir), em 2023.