10/04/2023 15h06

Começam as assinaturas dos Termos de Compromisso do Projeto Juventudes

Teve início, na última quarta-feira (05), a assinatura dos Termos de Compromisso do Projeto Juventudes, que acontece até o dia 28 de abril. Nesta etapa, os proponentes dos projetos selecionados assinam um documento que formaliza a parceria destinada à liberação do recurso para que os jovens coloquem a mão na massa e executem suas ideias. 

Os primeiros selecionados que assinaram o Termo de Compromisso foram os jovens da Unidade Feminina de Internação e da Semiliberdade Serra/Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), das vagas prioritárias. 


De 10 a 14 de abril, a equipe do Juventudes cai na estrada e percorre os municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Vitória, Vila Velha e Serra para oficializar os projetos selecionados. 


A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, ressaltou que o JuventudES vai beneficiar diretamente cerca de 7,2 mil jovens no Espírito Santo. “O JuventudES é importante, porque vai atingir não só os jovens e as jovens do nosso Estado, mas também, indiretamente, muitas famílias, o que torna o alcance muito maior”, salientou.

“No momento de pandemia, lançamos o JuventudES Emergencial, que foi um sucesso com o incentivo às ações comunitárias, que resultaram na distribuição de cestas básicas e até a criação de horta comunitária no Iases”, complementou a secretária Nara Borgo.

Para Thais Souto Amorim, coordenadora do Projeto Juventudes, a iniciativa está chegando no melhor momento. “Mostrar todo o talento, a criatividade e o poder de execução das juventudes do Espírito Santo é o objetivo do projeto”, afirmou.

A produtora executiva do Instituto Brasil de Cultura e Arte, Larissa Delbone, a OSC que gerencia o Projeto Juventudes, salientou que viabilizar as ideias dos jovens é ampliar o olhar para o futuro. “Os projetos selecionados no Edital Juventudes nos trazem um olhar, ao mesmo tempo plural e atento, sobre a nossa sociedade que está em constante transformação. É um grande orgulho poder fortalecer as ideias dessa juventude talentosa e conectada”, disse.  

A assinatura dos termos de compromisso é exclusiva para os selecionados pelo edital, que já foram contactados por nossa equipe.

Confira abaixo a agenda para a Assinatura dos Termos de Compromisso: 

 

Segunda-feira, 10/04
13h Unidade de Internação Provisória Sul (Iases)

14h30 Unidade de Internação Socioeducativa Sul (Iases)

18h CRJ Cachoeiro, em Cachoeiro de Itapemirim 

 

Terça-feira, 11/04

18h CRJ Guarapari, em Guarapari 

Quarta-feira, 12/04

9h Unidade de Internação Provisória I (Unip I), em Cariacica

10h Unidade de Internação Provisória (Unip II), em Cariacica

11h Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), em Cariacica

18h CRJ Território do Bem, em Vitória

18h CRJ São Pedro, em Vitória

 

Quinta-feira, 13/04

9h Centro Socioedu1cativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), em Cariacica

11h Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro), Vila Velha

13h Presídio de Segurança Média (PSM II), em Viana

18h CRJ Terra Vermelha, em Vila Velha

 

Sexta-feira, 14/04

19h CRJ Novo Horizonte, na Serra

17h CRJ Feu Rosa, na Serra

 

Quarta-feira, 19/04

9h Unidade de Internação Provisória Norte (Unip Norte), em Linhares

11h Unidade de Internação Norte (Unis Norte), em Linhares

 

Quinta-feira, 20/04

9h Centro de Detenção e Ressocialização (CDRL), em Linhares

11h Penitenciária Regional de Linhares (PRL), em Linhares

Projeto Juventudes

 

Promover a mobilização e o fomento de ações idealizadas por jovens que moram nas periferias do Espírito Santo. Essa é a proposta do Projeto JuventudES, uma ação do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) e pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida. O projeto é gerido pelo Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

 

Voltado para o público de 15 a 24 anos, o Projeto JuventudES destina especial atenção aos jovens que enfrentam questões decorrentes do uso de álcool e outras drogas, e egressos e/ou em cumprimento de medidas socioeducativas, além de questões relacionadas à diversidade sexual, racial, étnica, de deficiências e em situação de rua, mapeando esses jovens, garantindo acompanhamento e efetiva fruição das ações propostas em rede.

O projeto é desenvolvido nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim, Aracruz, Colatina, Linhares e São Mateus, resultando na participação de, aproximadamente, 7.200 jovens. As ações vão fomentar e acompanhar o desenvolvimento de 120 projetos protagonizados por jovens e/ou coletivos juvenis selecionados nos territórios do projeto Estado Presente: Segurança Cidadã e, desta forma, contribuir para a redução dos índices de violência nos territórios prioritários do projeto.

Estado Presente

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

 

Contemplado no Eixo Social do Programa Estado Presente, o Projeto JuventudES integra o conjunto de políticas públicas do Governo do Estado para os jovens capixabas.

Texto: Léo Vais/Galpão IBCA

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 e (27) 99231-5186
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras