Cejuve prepara programação do Mês da Consciência Negra com lives, visitas e marcha
O Conselho Estadual da Juventude (Cejuve) preparou uma programação especial em comemoração ao mês da Consciência Negra, o Novembro Negro. A abertura acontece, nesta terça-feira (9), com a live de abertura no perfil @cejuve_es no Instagram, a partir das 19h30.
Além da abertura do mês – período em que acontecem mobilizações pela afirmação do povo negro, combate ao racismo, à intolerância religiosa e pela garantia dos direitos – será feita a apresentação das atividades e importância social do novembro negro.
Na programação, estão previstas visitas à Unidade de Internação Metropolitana do Iases, em Xuri, Vila Velha, e à Comunidade Quilombola, em São Matheus. Nesses espaços, vão acontecer rodas de conversas sobre a questão racial e apresentações culturais.
“O Cejuve promove diversas ações com foco na igualdade racial da juventude. A ideia é construir diálogos neste mês, entendendo a importância desse debate para as políticas públicas para as juventudes, sobretudo, a juventude negra sobre a questão da violência. Com essas atividades, nosso conselho demarca o compromisso com os Direitos Humanos e com as juventudes negras, incluindo as que temos mais dificuldades de diálogo nos quilombolas e no sistema de socioeducação”, afirmou o presidente do Cejuve, Ramom Matheus dos Santos.
Cejuve
“Criar a programação foi uma iniciativa do presidente do CEJUVE, direcionando a organização à Comissão de Direitos Humanos. A Comissão topou prontamente compreendendo a importância desses movimentos de resistência pela vida da população preta e com foco nas juventudes. Ela acontece todos os dias e nossas ações são pautadas nessa defesa durante todo o ano. O novembro apenas reforça esse diálogo no sentido de alcançar ainda mais pessoas para o movimento”, explicou a presidente da Comissão de Direitos Humanos no Cejuve, Kamila Moura.
O Cejuve, criado em 2021, é um conselho consultivo que contribui na elaboração das Políticas Públicas das Juventudes, para que elas sejam feitas de forma democrática e para que o governo consiga ouvir as demandas dos diversos movimentos jovens. Ele é ligado à Secretaria de Direitos Humanos (SEDH).
Programação
09/11 - 19h30 - Live no @cejuve_es (Instagram)
10/11 - das 15h às 17h – Visita ao Iases Unimetro, em Xuri, Vila Velha, com roda de conversa sobre questão racial e apresentação cultural.
20/11 - às 15h - Marcha Estadual, concentração na Praça de Gurigica, em Vitória.
29/11 - às 7h - Visita à Comunidade Quilombola, em São Mateus, para escuta das experiências do quilombo e apresentação cultural.
Texto: Danielly Campos.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334 / 99926-4669
juliana.paiva@sedh.es.gov.br
Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 e (27) 99231-5186
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br