28/03/2022 10h36 - Atualizado em 28/03/2022 10h48

Cachoeiro de Itapemirim ganha Centro de Referência das Juventudes (CRJ) do Governo do Estado

Foto: Hélio Filho/Secom

Cachoeiro de Itapemirim completou 155 anos de emancipação política e quem ganhou o presente são os jovens de 15 a 24 anos da região de Villagio da Luz. Nessa sexta-feira (25), o governador do Estado, Renato Casagrande, inaugurou o Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Cachoeiro de Itapemirim, no bairro Rubem Braga, que vai ofertar de graça cursos, oficinas de geração de renda, passeios, além de espaço moderno e acolhedor para trabalho e estudo.

O CRJ Cachoeiro de Itapemirim é uma política pública para garantir direitos e dar mais oportunidades às juventudes da região, visando a prevenir a violência, dentro do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. O equipamento vai funcionar de segunda-feira a sexta-feira, e, em eventos esporádicos, aos finais de semana.

Localizado na Rua Plínio Vieira Machado, o CRJ Cachoeiro de Itapemirim tem quadra de areia, salas multiuso, de computadores, espaço para trabalho coletivo, sala de acolhimento e vários espaços de convivência. Além disso, conta com uma equipe de profissionais, como psicólogo e assistente social, para dar o suporte necessário na solução dos problemas das juventudes.

O governador Renato Casagrande e diversas autoridades visitaram o imóvel, onde funcionava a antiga Super Creche, cedido pela Prefeitura de Cachoeiro.

“Esta é mais uma importante entrega do governador Renato Casagrande para as juventudes. Inauguramos duas unidades no ano passado em Vila Velha e na Serra. O CRJ Cachoeiro de Itapemirim é o terceiro. No total, vamos ter 14 CRJs em dez cidades para que possamos trazer ainda mais oportunidades para as nossas juventudes. Eles são uma das grandes entregas do Estado Presente e representam o maior investimento já feito às juventudes no Espírito Santo. É uma reivindicação antiga que se concretizou”, pontuou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

Parceria

O CRJ Cachoeiro de Itapemirim é fruto de uma parceria da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), com Instituto Ellos de Inclusão Social, definido após ampla seleção pública para fazer a gestão do CRJ. O Governo do Estado também é parceiro da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, que cedeu o imóvel para a implantação desta política pública.

Estado Presente

O Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Dentro desse projeto, serão implantados 14 CRJs em todo o Estado. A previsão é de que eles estejam em funcionamento neste ano, atendendo 65 mil jovens por ano. Inaugurados em 2021, dois CRJ estão em funcionamento: Terra Vermelha, em Vila Velha, e Feu Rosa, na Serra. Em breve, haverá novas unidades em Vitória, Serra, Cariacica, Vila Velha, Guarapari, Aracruz, Linhares, Colatina, São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim.

Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos