07/07/2021 13h37 - Atualizado em 07/07/2021 13h59

Ativa 027 promove bate-papo sobre políticas para juventudes com secretária Direitos Humanos

Jovens e adolescentes do projeto Ativa 027 farão um bate-papo on-line sobre políticas públicas voltadas para a juventude com a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, nesta quinta-feira (08), a partir das 18h30, no canal do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) Brasil no YouTube: youtube.com/UNICEFBrasil.

Os jovens e adolescentes envolvidos no projeto apresentarão propostas que envolvem o direito à saúde, à cultura e à diversidade. Esse diálogo acontece em um momento oportuno em que a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) trabalha na compilação de mais de 240 sugestões de jovens para a criação do Plano Estadual de Políticas para as Juventudes, uma lei com validade de dez anos e que vai nortear as ações dos municípios na promoção de direitos das juventudes.

Entre as sugestões, estão linhas de crédito e cooperativas para jovens empreendedores na cidade e no campo, atendimento de saúde personalizado e mais vagas no turno noturno da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além da assistência estudantil a universitários de baixa renda.

Em breve, a proposta de Plano será debatida em encontros on-line em dez microrregionais em todo Estado.

“O primeiro Plano Estadual de Políticas Públicas para as Juventudes é uma importante entrega para garantir os direitos e a atenção aos jovens do Estado. Será um marco em todo o Brasil, que carece de uma legislação de proteção das juventudes e sua diversidade. Isso é resultado de um olhar diferenciado para a população jovem e para as suas necessidades”, afirmou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

Comissão

Para conduzir os trabalhos de criação do Plano Estadual das Juventudes, foi criada a Comissão Temporária de Organização do Plano, que conta com membros da sociedade civil e poder público. A Comissão está organizando as sugestões e as apresentações nas dez microrregiões do Espírito Santo.

Além disso, a Comissão irá fazer um debate virtual nas microrregionais Metropolitana, Central Serrana, Sudoeste Serrana, Litoral Sul, Central Sul, Caparaó, Rio Doce, Centro-oeste, Nordeste e Noroeste. Serão escolhidos um representante e um suplente de cada região para a reunião ampliada do Conselho Estadual de Juventude (Cejuve), para apreciar o documento final.

Após a reunião ampliada, a Comissão vai sistematizar as contribuições das juventudes e finalizar a minuta, que será enviada, ainda neste ano, para a Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales) para aprovação.

Sobre o Ativa 027

O Ativa 027 é um projeto voltado para adolescentes, com ênfase no empoderamento de meninas, em saúde mental e nutrição, e promove debate dos temas: equidade e diversidade de gênero; identidade étnica e racial; saúde mental em tempos de pandemia; amamentação e alimentação saudável na primeira infância.

As atividades do Ativa 027 ocorrem gratuitamente e estão previstas até maio deste ano. Para saber mais sobre o projeto, acesse as redes sociais do Cieds: @CIEDS e @ciedsbrasil.

Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES

Danielly Campos