31/05/2019 18h01 - Atualizado em 31/05/2019 18h02

Assembleia Geral elege entidades que irão compor o Cedimes

Foi realizada, nessa quinta-feira (30), na Casa dos Direitos, no Centro de Vitória, a Assembleia Geral Eleitoral, para a escolha das entidades que passarão a compor o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher do Estado do Espírito Santo (Cedimes). Ao todo foram eleitas 21 entidades dos seguintes segmentos: mulheres, feministas, terceira idade, raça e etnia, trabalhadoras rurais, trabalhadoras urbanas e entidades sociais. O mandato é de três anos.

O Cedimes faz parte da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh) e tem como objetivo propor à esfera pública políticas sociais redimensionadas para a garantia dos direitos da mulher, considerando o atendimento às especificidades desse segmento populacional.

De acordo com a subsecretária de Estado de Políticas para Mulheres da Sedh, Juliane Barroso, este é um “importante momento de reafirmação do controle social e fortalecimento do processo democrático para elaboração das políticas públicas e efetivação dos direitos da mulheres”, enfatizou.

Entre as representantes das entidades eleitas, Luzinete Serafim, da Associação de Mulheres Negras e Quilombolas de São Mateus Sapê do Norte, falou sobre a importância de ter um movimento que defenda as mulheres de zonas mais distantes da Capital em um Conselho. “Pra gente é difícil ter acesso sozinha a políticas públicas, quando fazemos parte de algo como o Cedimes, fica mais fácil”, afirmou.

Luzinete Serafim entende que o Conselho empodera as mulheres. “Desta forma conseguimos ajudá-las a receber atendimento e acompanhamento médico, conseguimos fazer com que elas se expressem. Elas ganham força!”, declarou.

Confira a lista de entidades eleitas:

Entidades Feministas: Santa Sapataria; Associação de Mulheres Negras e Quilombolas de São Mateus Sapê do Norte; Associação de Mulheres Unidas de Cariacica Buscando Libertação (Amucabuli); Fórum de Mulheres do Espírito Santo (Fomes).

Entidades de Mulheres: Associação de Mulheres de Castelo Branco; Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (Abmcj); Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Espírito Santo (OAB- ES); Associação de Mulheres Unidas da Serra (Amus).

Trabalhadoras Urbanas: Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio e Conservação e Limpeza Pública e Serviços Similares no Estado do Espírito Santo (Sindlimpe); Central Única dos Trabalhadores (CUT); Sindicato dos Trabalhadores da Saúde no Estado do Espírito Santo (Sindsaúde); Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRC/ES).

Trabalhadoras Rurais: Movimento de Mulheres Camponesas do Espírito Santo (MMC-ES); Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Santa Maria de Jetibá; Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Espírito Santo (FETAES).

Raça e Etnia: Fórum Nacional de Mulheres Negras (FNMN).

Entidades da Terceira Idade: Associação de Participantes Assistidos e Beneficiários da Fundação Banstes de Seguridade Social (Banespar).

Entidades Sociais: Conselho Regional de Psicologia (CRP); Instituto de Desenvolvimento Socioeconômico dos Trabalhadores de Baixa Renda (Idesbre); Missão Avalanche.

Texto: Jéssica Souza

Informações à imprensa: