05/11/2019 17h30 - Atualizado em 06/11/2019 10h16

Abertura do Novembro Negro terá Seminário sobre drogas e extermínio da população negra

Visando ao enfrentamento ao racismo, à desigualdade e à violência contra a população negra, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), preparou uma agenda de debates e ações para o Mês da Consciência Negra, também conhecido como Novembro Negro. De acordo com a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, é importante promover ações que tragam visibilidade às questões que envolvem os direitos da população negra.

“Neste sentido, realizaremos uma série de atividades diversificadas durante este mês de novembro que irão tratar de temas que vão desde raça, gênero e diversidade a debates e cursos de formação sobre racismo estrutural e institucional, sem esquecer dos adolescentes que estão em medida de internação. Além disso, faremos a entrega de um carro que vai auxiliar muito os trabalhos da Gerência de Igualdade Racial. Por isso, é importante que a gente esteja junto à sociedade civil e aos municípios, com ações nossas, mas também apoiando outras iniciativas, para que a gente enfrente o racismo e promova direitos.”

A programação do Novembro Negro tem início nesta quinta-feira, dia 07, às 13 horas, com o Seminário “A ‘Guerra às drogas’ e o extermínio da população negra no Brasil”, promovido pela Subsecretaria de Políticas sobre Drogas, em parceria com a Gerência de Igualdade Racial (Gepir). O evento é gratuito, aberto ao público, e será realizado no auditório do Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória.

“É muito importante envolver a sociedade junto ao Estado nesse debate, pois é por meio de políticas públicas eficazes e consistentes que avançaremos na promoção dos direitos, da igualdade racial e do respeito à diversidade”, destacou o gerente da Gepir, Alexsandro Lopes.

Os palestrantes convidados para discutir o tema são o delegado de Polícia Civil, Fábio Pedroto, que também é mestre em Segurança Pública; e a pós-doutoranda em Psicologia e coordenadora local do Creas Vitória – Território Centro, Luizane Guedes Mateus. O Seminário contará também com apresentações culturais de poesia marginal, com Thais do Gueto, e de slam literário com o coletivo Xamego.

Será feita ainda e entrega oficial do veículo doado à Gepir para utilização em atendimentos e pautas externas da Gerência, além do lançamento da campanha educativa virtual de enfrentamento ao racismo nas suas principais formas de expressão. Entre os dias 07 e 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra – serão publicados posts na página do Facebook da SEDH (@DireitosHumanosES), com a proposta de conscientizar as pessoas sobre o que é racismo e seus diversos tipos.

“Vivemos numa sociedade que ainda reproduz alguns comportamentos racistas, então quando a gente utiliza um dos principais canais de comunicação, que é o Facebook, conseguimos ampliar o debate e levar a população à reflexão”, ponderou Lopes.

A programação segue até o dia 29 de novembro com diversas ações, entre elas: rodas de conversa com a comunidade quilombola, bate-papo com socioeducandos do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), realização de ciclo formativo, além de participação e apoio a eventos dos municípios.

Confira abaixo a programação completa:

07/11 – Seminário “A ‘Guerra às drogas’ e o extermínio da população negra no Brasil”

Local: Auditório do Palácio da Fonte Grande, Centro de Vitória
Aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia
Realização: SEDH (Subsecretaria de Políticas sobre Drogas e Gepir)

13/11 – Conheça Jovem com a juventude do Núcleo Afro Odomodê (tour pelo Palácio da Fonte Grande)
Local: Palácio da Fonte Grande
Realização: SEDH (Gerência de Políticas para a Juventude) e Prefeitura Municipal de Vitória

19/11 – Seminário “Genocídio tem cor”
Local: Cras de Vitória
Realização: Prefeitura Municipal de Vitória

18/11 – Participação na mesa de debates sobre enfrentamento ao racismo
Local: Faculdade Pitágoras de Guarapari
Realização: Faculdade Pitágoras

19/11 – Participação no Seminário “Consciência negra e os dias atuais”
Local: Centro ADM
Realização: Prefeitura Municipal de Cariacica

20/11 – Cerimônia de transferência da capital para a cidade de São Mateus
Local: Auditório da antiga Prefeitura de São Mateus
Realização: Prefeitura Municipal de São Mateus e SEDH (Gepir)

20/11 – Roda de conversa com lideranças quilombolas
Local: Auditório da antiga Prefeitura de São Mateus
Realização: Prefeitura Municipal de São Mateus e SEDH (Gepir)

21/11 – Cinedebate no Iases com o tema "Juventude Negra"
Local: Iases – Linhares
Realização: SEDH (Gerência de Políticas para a Juventude e Gepir) e Iases

23/11 – III Semana Municipal "Consciência Negra"
Local: Centro Cultural Ilê Axé Oba Ayrá
Realização: Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim e movimentos sociais

26/11 – Curso de formação para servidores com o tema “O que é Racismo Estrutural e Institucional”
Local: Auditório da Prefeitura de Vila Velha
Realização: Prefeitura Municipal de Vila Velha

27/11 – Solenidade de homenagem a personalidades negras (I AfroCelebrarte)
Local: Espaço Cultural Eliziário Rangel
Realização: Prefeitura Municipal da Serra

29/11 – Ciclo Formativo em Direitos Humanos com o tema “Raça, Gênero e Diversidade: interseccionalidade como garantia dos direitos”
Local: Auditório do Palácio da Fonte Grande, Centro de Vitória
Realização: SEDH (Gepir e Gerência de Diversidade Sexual e Gênero)
Evento gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

Letícia Passos
leticia.freire@sedh.es.gov.br