28/06/2019 20h05 - Atualizado em 28/06/2019 20h13

5º Workshop de Políticas sobre Drogas debate sobre saúde mental

A quinta edição do Workshop de Políticas sobre Drogas, realizada nesta sexta-feira (28), no auditório do Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória, teve como tema “Drogas e saúde mental: uma articulação em rede”.

O evento teve a participação dois palestrantes convidados: Daysi Koehler Behning, presidente do Conselho Municipal sobre Álcool e outras Drogas de Vitória, e Getúlio Sérgio Souza Pinto, psicólogo e assessor especial da Subsecretaria Estadual de Políticas Sobre Drogas.

Daisy Behning, que também é assessora adjunta da Secretaria Municipal de Governo de Vitória, destacou a mudança, ao longo dos anos, da forma como a sociedade lidou com as alterações mentais e comportamentais.

“Até meados do século XVIII, as pessoas eram consideradas loucas ou diferentes, apesar de ocuparem os espaços sociais. Já no final do mesmo século, a razão passa a ser um grande valor social, então os que não se adequavam aos preceitos sociais, morais e econômicos, eram excluídos”, pontuou a assessora.

Já o professor Getúlio Souza afirma que “a diversidade cultural, política e socioeconômica tornam a constituição dos sistemas de políticas sociais algo extremamente complexo”. Considerando, então, todos esses desafios para a implementação de um sistema único de oferta de política social, faz-se necessário a adoção de mecanismos articuladores entre as esferas de governabilidade, premissas baseadas na cooperação e a criação de fluxos calçada na incompletude institucional. ”

Na oportunidade, o subsecretário de Políticas sobre Drogas da Sedh, Carlos Lopes, também ressaltou que a articulação de rede é essencial para a implementação das políticas públicas.

“Especialmente no que tange as políticas sobre drogas, a intersetorialidade com outras pastas e níveis de governo se torna ainda mais necessária. É preciso fazer fluir a rede, para que, consequentemente, consigamos proporcionar um tratamento adequado e digno para as pessoas usuárias de drogas que precisam de atendimento e acompanhamento”, disse Lopes.

O Workshop é uma realização da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh), por meio da Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas, e tem como finalidade a capacitação de servidores públicos e comunidades terapêuticas.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedh