28/11/2017 14h00

1º Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa debate políticas públicas nesta semana

O 1º Fórum Estadual Permanente de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa acontece nestas quarta (29) e quinta-feira (30), com objetivo de refletir coletivamente sobre os desafios impostos pelo envelhecimento e propor ações que impulsionem as políticas públicas no Estado. O evento acontece em Aracruz e é de realização do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDDIPI/ES), com o apoio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), entre outros parceiros.

As atividades começam às 14 horas desta quarta (29) e terminam até as 18 horas de quinta-feira (30). Entre os participantes estão conselheiros, municipais ou estaduais; gestores, servidores públicos, assessores ou técnicos; representantes de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), pessoas idosas, profissionais da assistência e sociedade civil em geral.

Ação

O 1º Fórum Estadual Permanente de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa visa cumprir a agenda de ações programadas para o exercício de 2017, em deliberação da última Conferência Estadual, servindo como um espaço voltado para os conselheiros, técnicos e profissionais que atuam nas políticas setoriais, com os objetivos de refletir coletivamente sobre os desafios impostos pelo envelhecimento, em cada município.

O espaço ainda tem a intenção de propor ações que impulsionem as políticas públicas específicas no Estado, além de fortalecer vínculos interinstitucionais e setoriais e de promover o exercício do controle social em relação ao atendimento desse público.

Toda a programação foi elaborada em respeito às principais demandas que têm sido apresentadas nas reuniões ordinárias dos Fóruns Regionais de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, das dez microrregiões do Estado.

Credenciamento

Regimento interno (destaques e votação)

Coffebreak

Oficinas:

1. Conselhos / Instrumentos legais para funcionamento.

2. Conselho / Instrumento norteador para monitoramento das ILPIs.

3. Resolução CNDI.

4. Conselho / Instrumento de Controle Social.

Ciclo de Debate – Violação e Direitos

Transporte Intermunicipal.

Jantar

Café da Manhã

Dinâmica de Interação com os participantes.

Ciclo de Debate – ILPI

Competência das Políticas: Assistência Social e Saúde.

Manutenção do atendimento.

Acolhimento regionalizado.

Almoço

Ciclo de Debate – Violação e Direitos

Acompanhante em internação hospitalar.

Prova de vida.

Propostas das Oficinas e dos Ciclos de Debates.

Considerações Gerais.