30/11/2019 11h04

10° Encontro do Ciclo Formativo encerra a programação do Novembro Negro da SEDH

Nesta sexta-feira (29), a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) realizou o 10° Encontro do Ciclo Formativo para servidores, servidoras e sociedade em geral, no auditório do Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória. O debate abordou temas importantes para o viés da igualdade racial e encerrou a programação do mês da Consciência Negra.

A historiadora, pesquisadora e professora universitária, Silvana Santus, foi a convidada para palestrar. Em sua exposição, ela resgatou referências históricas e falou sobre feminismo negro. ”A reivindicação do feminismo não pode ser tomada como uma reivindicação única que atenda todas as mulheres de forma igual, porque dentro do movimento feminista a mulher negra tem outras reinvindicações. No sentido de que, enquanto a mulher branca reivindicava a entrada no mercado de trabalho, a mulher negra já estava no mercado e lutava por direitos”, ponderou.

Já o segundo convidado para a palestra, o artista e pesquisador negro, Marcos Vinicius Cordeiro, destacou formas de elaboração para as políticas de gênero e igualdade racial. “No contexto dos direitos humanos, precisamos pensar as políticas de maneira transversal. Entender que o dado é um corpo, e que esse corpo produz sentido, produz significado. É buscar compreender que os processos de violação de direitos são históricos, frutos de um pensamento colonial que precisa ser rompido”, pontuou.

Como mediadores do debate, participaram o gerente de Diversidade Sexual e Gênero da SEDH, Renan Cadais, e a representante da Gerência de Políticas de Igualdade Racial, Edineia Conceição de Oliveira.

Os encontros do Ciclo Formativo proporcionam discussões de cunho educativo e são abertos ao público.

Texto: Maria Alice Costa

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da SEDH

Letícia Passos

(27) 3636-1334

leticia.freire@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras