SEDH prestigia exposição de artesanatos feitos por internos do sistema prisional na OAB-ES
A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, fez parte da composição da mesa no evento “Arte pela Ressocialização”, que ocorreu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Espírito Santo (OAB-ES), nessa quinta-feira (24). O local se tornou uma grande exposição de artesanatos feitos pelos internos das unidades prisionais do Estado.
A exposição reuniu mais de 300 obras, como tapetes, bonecos feitos em crochê, quadros, além de camas para pets, rede de pesca, entre outros. O coral de internos do projeto “Tocando em frente”, da Penitenciária Semiaberta de Vila Velha (PSVV), também se apresentou no evento. A secretária Nara Borgo elogiou o projeto e destacou que ele traz visibilidade às produções artesanais produzidas pelos reeducandos.
“Muitas pessoas enxergam o sistema prisional apenas de forma negativa, mas esse projeto destaca que nunca é tarde para se descobrir um talento, que pode se tornar um novo ofício para essas pessoas. Os projetos de ressocialização realizados nas unidades do Estado são muito importantes e humanizam o sistema. Resultados como este, refletidos na exposição, demonstram que é preciso continuar e oportunizar a chance de uma nova vida aos internos”, disse a secretária.
“Foi gratificante participar deste evento, de direito humano, por meio deste lindo trabalho feito pelos internos das unidades prisionais. Estive em um presídio onde esses artesanatos lindíssimos são produzidos e vi homens fortes fazendo crochê, isso é fantástico, é a ressignificação da vida”, destacou a vice-presidenta da OAB-ES, Anabela Galvão.
Também fizeram parte da composição da mesa a conselheira da OAB-ES e uma das organizadoras do evento, Manoela Soares; a vice-presidente Anabela Galvão e a secretária-geral adjunta da OAB-ES, Silvia Hansen, ambas da Diretoria da Ordem, além de Karina Rocha Bayerl, subsecretária de Estado de Ressocialização da Secretaria da Justiça (Sejus); Gisele de Souza, coordenadora das Varas Criminais de Execuções Penais; Patrícia Faroni, juíza da Vara de Execuções Penais de Vila Velha do Regime Semiaberto; Aline Passos de Oliveira, do Conselho Penitenciário do Espírito Santo; e Roger Firme, diretor da Administração Geral dos Estabelecimentos Prisionais (Diragesp); além de vários diretores de unidades prisionais.
Com informações da OAB-ES.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334
juliana.paiva@sedh.es.gov.br