10/02/2026 16h25

SEDH premia boas práticas para as juventudes

Realizada na tarde desta terça-feira (10), a certificação dos contemplados no edital de Boas Práticas em Políticas para as Juventudes. No total, 37 propostas foram recebidas, sendo 10 as premiadas. O edital teve como objetivo premiar as iniciativas direcionadas às juventudes dos territórios que compõem o Programa Estado Presente em Defesa da Vida. O prêmio para cada uma das iniciativas classificadas foi de R$ 5 mil.

 

Foram critérios de avaliação o alinhamento com a Política de Promoção dos Direitos das Juventudes, relevância, criatividade, disseminação, empoderamento, coerência, parcerias, resultados e sustentabilidade.

 

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, enfatizou a importância do trabalho dedicado às juventudes. “Vocês estão de parabéns pelo empenho e dedicação em realizar junto às nossas juventudes cada um destes projetos. Por meio do edital, o Governo do Estado colabora para que cada vez mais vocês, as associações e os coletivos que vocês representam, possam desenvolver atividades que colaborem para que as juventudes tenham uma vida cada vez melhor e seus direitos garantidos”. 

 

O subsecretário de Políticas para Juventudes, Jiberlandio Miranda, enfatizou o número expressivo de propostas inscritas. “Muito bom saber que há muitos trabalhos pensados e realizados para as juventudes. Recebemos um número expressivo de propostas e isto nos anima a trabalhar cada vez mais para que as políticas públicas para as juventudes sejam ampliadas”.  

 

Confira as práticas premiadas:

 

1 – Coletivo: Casa Roxa – com a prática Olhares Periféricos.

2 - Coletivo Diplomando de Protagonismo Juvenil e Promoção dos Direitos Humanos Diplomando com a prática Juventude na Diplomacia, Cidadania Global e Cultura de Paz.

3 – Coletivo Periferia Consciente com a prática Cultura, Cuidado e Direitos Humanos nas Juventudes da Região 5 de Vila Velha.

4 - Coletivo: ZACIMBA EDUCA com o Slam Zacimba.

5 – Coletivo Cinco Ayô com o Slam Cinco Presente – Educação, Cultura e Promoção da Igualdade Racial.

6 – Coletivo Cidade Para Todos com Boas Práticas de Juventudes e Inovação Comunitária.

7 - OSC: Instituto das Favelas e Periferias com o projeto Mais Elas.

8 – OSC Associação Grupo Orgulho Liberdade e Dignidade - (GOLD) com a prática Cine Clube Papo Reto.

9 - Coletivo ART MANHA com a prática  Conexão Cultural

10 - O Bem que Contagia com a prática Lojinha da Marina.

 

Editais 2025

Em 2025, a SEDH disponibilizou para a sociedade capixaba os editais DignidadES, DiversidadES, Contemplando a Tradição – Edição Quilombola, Inova Afro e JuventudES.  O objetivo é reconhecer, valorizar e promover ações realizadas na promoção da dignidade, equidade e cidadania da população.

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da SEDH

Simone Diniz

(27) 3134-1414

comunicacao@sedh.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras