06/08/2021 16h27 - Atualizado em 10/08/2021 14h33

SEDH participa de evento em alusão ao Agosto Lilás em Ibatiba

Foto: Divulgação/Prefeitura de Ibatiba

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, esteve no município de Ibatiba, nesta quinta-feira (05), participando de um evento organizado pela prefeitura em alusão ao Agosto Lilás: o “Ibatiba D’Elas”. O mês é de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres.

A secretária participou de uma atividade voltada para gestantes, que contou com entrega de kits. Em seguida visitou uma oficina de bonecas confeccionadas por mulheres e que tem apoio dos editais da Lei Aldir Blanc (Inciso III), lançado pela Secretaria da Cultura (Secult), com recursos repassados pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. Na parte da tarde, participou de uma palestra no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, sobre empoderamento feminino e lugares de fala. Além disso, visitou escolas e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade.

“Foi um grande prazer estar em Ibatiba. Participei de eventos muito importantes, conheci projetos voltados para os direitos das mulheres e também outros espaços. Foi um dia muito produtivo e de muito aprendizado com as mulheres”, explicou a secretária.

Durante as atividades, em seus momentos de fala, a secretária pontuou as ações que são realizadas pelo Governo do Estado no combate à violência contra a mulher e também voltadas ao empoderamento feminino.

“O Governo do Estado tem várias ações de enfrentamento, em diversas secretarias. Na área da segurança temos a Patrulha Maria da Penha e o projeto Homem que é Homem. Ainda temos as delegacias especializadas de atendimento à mulher e o aplicativo SOS Marias. Liderado pela nossa Vice-governadora, temos o programa Agenda Mulher, voltado para o empreendedorismo e empoderamento femininos. Na educação temos o Qualificar ES Mulher, com capacitação exclusiva. Na Secretaria de Direitos Humanos, temos que destacar que o governador institucionalizou o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres e o Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, dois documentos muito importantes. Sessenta municípios já aderiram ao Pacto e estão junto com o Governo do Estado nesse enfrentamento. Temos também a Unidade Móvel de Enfretamento à Violência contra as Mulheres do Campo, o Ônibus Lilás”, listou.

Por fim, a secretária contou que em breve serão lançados pelo Governo do Estado os Núcleos e Centros de Referência de Atendimento às Mulheres e enfatizou a necessidade de se discutir o tema.

“Não deve sair da nossa pauta, pois infelizmente temos um alto índice, que vai desde a violência psicológica até o feminicídio. Agosto é um mês emblemático, sobretudo neste ano, quando a Lei Maria da Penha completa 15 anos, e no evento em Ibatiba pudemos reforçar que tivemos avanços provocados pela lei, que muitos direitos foram conquistados, mas que ainda precisamos de muito mais. Ter um mês dedicado à visibilidade da violência doméstica e familiar contra a mulher, levar informações para todas as mulheres e também para os homens, faz com que agosto tenha grande importância para toda a sociedade. A violência doméstica não é para ficar dentro de casa, é uma questão social”, destacou a secretária.