10/08/2021 12h20 - Atualizado em 10/08/2021 13h51

SEDH participa da inauguração do Centro de Referência à Mulher em Situação de Violência em Presidente Kennedy

A subsecretária de Estado de Políticas para as Mulheres, Juliane Barroso, representou a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) na inauguração do Centro de Referência à Mulher em Situação da Violência (CRMSV) de Presidente Kennedy, na última quarta-feira (04). Também estiveram presentes a presidenta do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Mulheres (Cedimes), Maria José Marcondes Pimenta, e a coordenadora da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento da Violência contra a mulher e conselheira do Cedimes, Edna Calabrez.

No espaço, será feito o atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência doméstica, oferecendo acolhimento e esclarecimento de dúvidas jurídicas e procedimentos administrativos, e a remoção de vítimas do estado de vulnerabilidade e risco de novas agressões, sejam elas físicas, psicológicas ou morais. Além disso, haverá apoio psicológico e social às vítimas e às famílias.

A subsecretária Juliane Barroso explicou que a equipe da Prefeitura de Presidente Kennedy procurou a Subsecretaria no início de 2021 e compartilhou a intenção de implantar o serviço. Desde então, foi aberto um canal de diálogo, por meio da Gerência de Políticas Públicas para as Mulheres da SEDH, que, de forma coletiva e solidária, contribuiu para a execução do projeto.

“Em uma conjuntura de redução de investimento social em diversas políticas que impactam diretamente a vida das mulheres, participar deste momento é motivo de celebração. Ainda mais no mês de agosto que, neste ano, a Lei Maria da Penha completa 15 anos de existência. Muito nos alegra a criação de um serviço especializado, que coaduna com a orientação política do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres, com o Pacto Estadual pelo Enfretamento à Violência contra as Mulheres, e com outras normativas elaboradas e protagonizadas por mulheres. Esperamos que o município de Presidente Kennedy sirva como exemplo e estímulo para os demais”, destacou Juliane Barroso.

A presidenta do Conselho Estadual de defesa dos Direitos das Mulheres, Maria José Marcondes Pimenta, explicou que a inauguração deste Centro mostra o compromisso da gestão municipal para com o enfrentamento à violência contra as mulheres.

“Mostra também que a gestão prioriza duas formas importantíssimas para enfrentar esse fenômeno social: uma pelo caminho da prevenção e a outra pela via da atenção, acolhimento e cuidado. As munícipes de Presidente Kennedy têm agora um espaço especifico como porta de entrada especializada e essa ação, temos certeza, mudará todo o processo de enfrentamento à violência para uma transformação benéfica à vida das mulheres. Melhor ainda é saber que foi inaugurado um equipamento seguindo as normas corretas para o funcionamento, com uma excelente estrutura e uma robusta equipe multidisciplinar, comprometida e capacitada. Agradecemos ao Prefeito Dorlei Fontão, ao Secretario de Assistência Tancredo Almeida e toda sua equipe”, declarou.

O Centro de Referência à Mulher em Situação da Violência está localizado na Rua Edivaldo Correia Ferreira, 51, no Centro da cidade, e funcionará de segunda a sexta-feira, de 8h as 17h.

“As estatísticas de violência contra à mulher são altíssimas em Kennedy e agora o município conta com um espaço de atendimento específico para as mulheres, com equipe destinada somente para esse atendimento”, afirmou Tancredo Almeida, secretário de Assistência Social do município.

Informações à Imprensa: