SEDH participa da abertura da Semana de Estudantes de Direito da Ufes
A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, participou da abertura da Semana de Estudantes de Direito da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), na manhã desta segunda-feira (06). Na abertura do evento, Nara Borgo falou sobre os temas da intolerância, da violência contra as mulheres, das dificuldades de inserção delas na política e também sobre a LGBTfobia.
Advogada por formação, a secretária de Direitos Humanos também é mestre em Direito, especialista em Direito Penal e em Direito Penal Econômico, foi vice-presidenta da Ordem dos Advogados do Brasil no Espírito Santo (OAB-ES), presidenta da Comissão de Direitos Humanos dessa entidade, além de professora na área.
“Falar de direitos humanos é falar sobre resistência. Hoje, vivemos um retrocesso em nosso País, em muitos aspectos. São muitas as ameaças aos direitos humanos, mas em nosso Estado conseguimos alguns avanços. Entre eles, cito que entregamos o Plano Estadual das Juventudes e agora vamos entregar o Plano Estadual LGBT+. Essa luta não é fácil, sobretudo nestes tempos tão sombrios, mas precisamos seguir lutando pelo que acreditamos, para termos uma sociedade cada vez mais justa e igualitária”, disse.
A secretária também destacou a atuação do professor Thiago Fabres, que faleceu em fevereiro de 2020 e foi o homenageado do evento. Ele integrava o quadro de docentes do Departamento de Direito da Ufes e era um defensor dos direitos humanos.
“O meu recado hoje para essa juventude incrível da Ufes é que sigam os passos do professor Thiago Fabres. Vamos continuar a nossa luta rumo à superação das desigualdades sociais em nosso País. Nesse sentido, aproveito para compartilhar que estamos na XIII Semana Estadual de Direitos Humanos, que, neste ano, tem Lula Rocha como tema e homenageado. Ele também não está mais presente fisicamente, mas seu legado na militância é permanente”, ressaltou.
A abertura do evento também contou com a participação do reitor da Ufes, Paulo Vargas, e do deputado estadual Helder Salomão. Depois, ocorreu a conferência “Direitos Humanos e Políticas da Inimizade nas Narrativas Distópicas: uma homenagem a Thiago Fabres de Carvalho”, ministrada pelo professor Nelson Camatta Moreira.
A programação segue nos próximos dias com mesas interdisciplinares que vão debater, entre outros temas, a violência contra a mulher, racismo, saúde, migração, meio ambiente e direitos LGBTQIA+.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334 / (27) 99926-4669
juliana.paiva@sedh.es.gov.br