SEDH lista serviços de atendimento público para auxiliar casos de violência contra mulher
O Espírito Santo segue as medidas de distanciamento social recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde para minimizar a contaminação pelo novo Coronavírus, por meio do Decreto nº 4.593-R, que constitui Estado de Emergência em Saúde Pública. Dessa forma, as pessoas estão permanecendo mais dentro das casas, mas esses locais mais seguros contra a doença podem também representar insegurança.
Pensando nisso, a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Subsecretaria de Políticas para Mulheres, reuniu em uma lista os principais canais para atendimento em casos de violência e denúncias.
Órgãos municipais:
- Prefeitura de Afonso Cláudio: (27) 3735-4062
Atendimento de segunda a sexta feira, de 7h às 13h
- Prefeitura de Alegre: No momento não possui telefone fixo, nem celular. O contato é via e-mail: creasalegre@hotmail.com
Atendimento de segunda à sexta, de 8h as 12h
- Prefeitura de Anchieta: (28) 3536-1145
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h
- Prefeitura de Atílio Vivácqua: (28) 99976-9497
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h
- Prefeitura de Cariacica: Central da Assistência Social (CAS) - (27) 3354-5551/ 3354-7100/ 3354-5555
Atendimento de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h
CREAS - (27) 3346-6320
Atendimento de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h
- Prefeitura de Conceição do Castelo: (28) 3547-1585
Atendimento psicossocial por agendamento às quartas e sextas-feiras, de 8h às 13h
- Prefeitura de Domingos Martins: (27) 99526-8195 ou (27) 3268-3414
Atendimento de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 12h
- Prefeitura de Dores do Rio Preto: (27) 99526-8195/ (27) 3268-3414
Atendimento de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 12h
- Prefeitura de Fundão: (27) 3267-1508
Atendimento por telefone de segunda a sexta, de 8h às 17h
- Prefeitura de Ibatiba: (28) 3543-1240
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h
- Prefeitura de Iconha: (28) 3537-2519
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30
- Prefeitura de Itapemirim: (28) 3529-6022
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h
- Prefeitura de Jerônimo Monteiro: (28) 3558-1555
Horário de funcionamento: de 7h às 13h // Segunda a quarta: equipe de alta complexidade, quinta e sexta: equipe de média complexidade
- Prefeitura de João Neiva: (27)3258-2725 ou (27) 99986-5271
- Prefeitura de Marilândia: (27) 3724-1531
Atendimento de segunda-feira a quinta-feira: das 11h às 17h; e na sexta-feira das 7h às 13h
- Prefeitura de Montanha: (27) 99857-5289, (27) 99985-2056 ou (27) 3754-1589
- Prefeitura de Mucurici: (27) 3751-1371, (27) 3751-1083 ou (27) 3751-1096
Atendimento de segunda a sexta-feira, de 12h às 17h
- Prefeitura de Muqui: (28) 3554-2852
Atendimento de segunda a sexta-feira, de 8h às 13h
- Prefeitura de Nova Venécia: (27) 3751-9040 // (27) 3752-9009
- Prefeitura de Presidente Kennedy: (28) 3535-1733
Atendimento de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h
- Prefeitura de Santa Leopoldina: (27) 3266-1442
Atendimento por agendamento telefônico de segunda a sexta-feira, de 7h às 16h
- Prefeitura de São Gabriel da Palha: (27) 3727-4162
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h
- Prefeitura de São Mateus: (27) 3767 - 8670
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
- Prefeitura de São Roque do Canaã: (27) 3729-1477 / (27) 99668-0016
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h
- Prefeitura da Serra: (27) 99836-2909
Atendimento de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h
- Prefeitura de Sooretama: (27) 3273-1891 ou (27) 99891-9261
- Prefeitura de Venda Nova do Imigrante: (28) 3546-1188
Atendimento de 9h às 15h
- Prefeitura de Viana: (27) 2124-6753, (27) 2124-6781, (27) 99713-3679 - Central de Atendimento Assistência Social
Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher: (27) 3255-3095
Gerência de Proteção à Mulher: (27) 99822-4116
- Prefeitura de Vila Pavão: (27) 3753-1324 e (27) 3753-1239
Atendimento presencial com agendamento (de segunda a quinta-feira, de 7h às 11h e 13h às 17h, e sexta-feira de 7h às 11h e 13h às 16h)
- Prefeitura de Vila Velha: (27) 99873-6346
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 23h, sábado de 12h às 23h e domingo pela manhã
- Prefeitura de Vitória: (27) 99520-1927
Atendimento de segunda a sexta-feira, de 12h às 19h
Serviços do Governo do Estado e outros órgãos:
- Disque-Denúncia: 181
- Central de Atendimento à Mulher: 180
- Plantão Especializado de Atendimento às Mulheres: (27) 3323-4045
- Defensoria Púbica Estadual: (27) 99837-4549 (WhatsApp)
Mulheres que precisarem de medidas protetivas poderão fazer a solicitação por meio do site www.defensoria.es.def.br, no link “medida protetiva”. - Ministério Público: 127
Horário de atendimento: das 12h às 18h
E-mail: ouvidoria@mpes.mp.br ou ouvidoria.mpes.mp.br
- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU): 192
- Polícia Militar: 190
- Protocolo do Palácio da Fonte Grande: 3636-1466 e 3636-1467
Canal de atendimento psicológico
A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comvides) do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), em parceria com a ArcelorMittalTubarão e um grupo de psicólogas voluntárias, vai oferecer atendimento psicológico a mulheres vítimas de violência doméstica durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Confira como entrar em contato:
- (27) 992363792 – Segunda, quarta e sexta-feira – 13h às 16h
Terça e quinta-feira – 13h às 18h
- (27) 992342024
Segunda, terça e quinta-feira – 8h às 11h
Quarta-feira – 8h às 10h
- (27) 992631179
Segunda e quarta-feira – 14h às 20h
Terça e quinta-feira – 8h às 12h
Sábado – 9h às 12h
- (27) 992624272
Segunda, quarta e quinta-feira – 14h às 17h
- (27) 992344401
Segunda-feira – 14h às 17h
Quarta-feira – 14h às 17h
Sexta-feira – 14h às 17h
Caso a mulher não tenha créditos para ligar, a ligação pode ser feita a cobrar. Nesses casos, a psicóloga vai desligar a ligação e retornar para o número que fez o contato.
Mais informações
Como os atendimentos presenciais estão sendo evitados, a Polícia Civil tem reforçado que as denúncias precisam ser feitas por meio da internet nesta época de enfrentamento ao Covid-19, exceto para casos de estupro, que é necessária a presença da vítima. On-line, é possível fazer registro das ocorrências por meio do endereço eletrônico.
É importante também destacar que a Defensoria Pública da União (DPU) pode auxiliar no atendimento às mulheres por telefone, sobre dúvidas com relação ao benefício emergencial, auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, Benefício de Prestação Continuada (BPC/ LOAS), dentre outros. O contato é: (27) 98125-0036.
Prefeitura e outros órgãos que também tiverem serviços de atendimento às mulheres em situação de violência e quiserem compartilhar as informações para divulgação, podem procurar a Subsecretaria de Políticas para Mulheres por meio do e-mail mulheres@sedh.es.gov.br.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334